Página inicial > Últimas Notícias > IFPA abre inscrições para V Jornada Meninas na Ciência

IFPA abre inscrições para V Jornada Meninas na Ciência

• Publicado: Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 09h54
  • Última atualização em Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 09h54

Estão abertas as inscrições para a “V Jornada Meninas na Ciência”, que acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro, no Campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA). O evento é destinado a meninas cientistas que atuam em projetos de pesquisa com atividades de ciência, tecnologia e inovação, nos mais diversos municípios do estado do Pará e nas diversas áreas do conhecimento, do Ensino Médio à graduação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 10 de fevereiro, pelo site https://www.even3.com.br/v-jornada-meninas-na-ciencia-2024/

A programação vai contar com palestras, apresentação de trabalhos, mesas redondas e roda de conversa. O principal objetivo é aproximar as meninas pesquisadoras ao papel de uma mulher cientista em diferentes áreas de atuação, ampliando os horizontes das bolsistas que cursam o Ensino Médio (integrado ou subsequente) ou uma Graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) no IFPA, a fim de humanizar a figura de uma cientista.

O evento cumpre a consolidação das atividades científicas previstas na Chamada Interna n. 02/2023 – Meninas na Ciência – PROPPG/IFPA, que concedeu 18 bolsas de iniciação científica a meninas pesquisadoras do IFPA, a fim de atender projetos de pesquisa que incentivaram e o fortaleceram o papel fundamental que meninas puderam desempenhar nas áreas de estratégicas de pesquisas científicas.

Nessa quinta edição, a Jornada será totalmente presencial, contemplando todos os campi do Instituto. Servidores e comunidade externa também podem se inscrever e participar da programação. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPG) e constitui-se como um espaço de reafirmação da importância da Ciência, Tecnologia e Inovação para a inclusão de mais mulheres em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado do Pará, ao mesmo tempo em que se busca fortalecer o papel da ciência para a redução de desigualdades sociais.