Página inicial > Últimas Notícias > IF Mais Empreendedor 2023: Proex seleciona projetos

IF Mais Empreendedor 2023: Proex seleciona projetos

• Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 21h14
  • Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 21h14

imagem sem descrição.

Até 14 de fevereiro, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal do Pará (IFPA) realiza chamada interna de adesão e anuência ao Programa IF Mais Empreendedor 2023 para selecionar sete projetos voltados ao micro e pequenos empreendedores que vão compor a proposta institucional. O objetivo é atender ao Edital 01/2023 da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema) de Adesão ao Programa IF Mais Empreendedor de iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas).

Cada projeto deverá ser composto por um servidor efetivo para atuar como coordenador, com carga horária de 7 horas semanais e valor mensal de R$ 1050,00; e cinco estudantes regularmente matriculado e frequentes na instituição em qualquer curso e nível (técnico, graduação, pós-graduação) para atuarem como bolsistas. Dos estudantes, pelo menos um deve ser do ensino técnico para atuar como bolsista de execução do projeto. O bolsista terá carga horária de 14 horas semanais e valor mensal de R$ 400,00. Não poderão participar estudantes ou servidores que tenham participado da edição 2021 do Programa IF Mais Empreendedor Nacional e que não tenham cumprido todas as suas obrigações no projeto do qual participou. Os alunos deverão ser selecionados por meio de Edital após o enquadramento no Edital nº 01/2023-Fadema.

Os projetos devem apresentar ações voltadas ao atendimento, apoio e orientação a micro e pequenos empreendedores (MPEs), empreendedores individuais desde que possuam cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ ativo) e empreendedores e produtores rurais formalizados e articulação junto aos Arranjos Produtivos Locais (APL’s), particularmente por meio de ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela pandemia da Covid-19.

Entre os projetos, até três serão apresentados para fins de fomento pelo Edital 01/2023/Fadema e até quatro serão para compor a lista de remanescentes. As iniciativas devem privilegiar a extensão tecnológica em interação com o setor produtivo. A classificação dos projetos será pelos critérios do Edital 01/2023/ Fadema. A submissão de propostas a esta chamada deve ser feita, exclusivamente, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. enviando o Anexo I e Anexo II preenchidos.

As propostas podem ser enviadas até 14 de fevereiro. O resultado será divulgado no dia 17 de fevereiro. Os recursos podem ser feitos até às 18 do dia 23 de fevereiro. E o resultado final será divulgado no dia 24 de fevereiro.

Sobre o IF Mais Empreendedor

Esta é a segunda edição do IF Mais Empreendedor. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec-Mec) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

A ação visa apoiar o desenvolvimento de projetos no âmbito do Programa IF Mais Empreendedor Nacional voltado ao atendimento, apoio e orientação a Micro, Pequenos Empreendedores (MPEs), Empreendedores Individuais e Empreendedores e Produtores Rurais formalizados atingidos negativamente pela pandemia de Covid-19

Baixe os anexos

ANEXO II

Para ler o Edital nº01/2023 completo acesse: