Página inicial > Últimas Notícias > Visita técnica integrada do curso de Engenharia de Pesca

Visita técnica integrada do curso de Engenharia de Pesca

• Publicado: Sexta, 17 de Junho de 2022, 22h25
  • Última atualização em Sexta, 17 de Junho de 2022, 23h31

Durante o dia 15 de junho, discentes das turmas de 2020 e 2021 do curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca do IFPA - Campus Castanhal participaram de uma saída de campo integrada na Ilha de Mosqueiro, distrito administrativo da capital paraense. Os discentes tiveram a oportunidade de uma vivência prática dos conhecimentos teóricos obtidos em salas nas diversas áreas do conhecimento básico e específico do curso. Na ocasião, os alunos visitaram o Mercado Municipal de Peixes de Mosqueiro e a Feira do Cajueiro, onde observaram a diversidade de pescado comercializado, a infra-estrutura e as condições higiênicas sanitárias dos locais de comercialização de pescado. A receptividade local, a qualidade do pescado e o bom humor dos feirantes, aliado aos bons preços fazem com que esses locais sejam bastante procurados.

Logo em seguida, as turmas visitaram as praias arenosas flúvio-marinhas do Farol e da Baía do Sol, com o intuito de observar áreas bem distintas. Na oportunidade, foram realizadas abordagem sobre as características ambientais da região e coleta de material biológico no ambiente aquático.

Os alunos tiveram oportunidade de realizar coletas de organismos que compõem a comunidade do fitoplâncton e do zooplâncton para avaliação qualitativa e quantitativa no Laboratório de Ecologia Aquática e Limnologia do IFPA - Campus Castanhal,

Ao final da visita técnica os discentes fizeram uma compilação geral das informações coletadas e, de volta ao IFPA - Campus Castanhal, farão a troca de saberes entre turmas.

Estiveram envolvidos os professores Adriana de Freitas Diniz (disciplinas: Educação Ambiental e Zoologia de Invertebrados), Adriano Santos da Rocha (disciplina: Física II), Denise Andrade Cunha (disciplina: Botânica Aquática), Manoel Gomes dos Santos (disciplina: Cálculo Diferencial II), Márcia Nylander Silva (disciplina: Microbiologia do Pescado) e Tiago Pereira Brito (disciplina: Limnologia) integrando uma abordagem multidisciplinar entre as áreas do conhecimento da Engenharia de Pesca.