Página inicial > Últimas Notícias > IFPA lança em breve o Edital de Mobilidade Acadêmica (MobAc) para realização de Processo Seletivo para Transferência Interna, Transferência Externa e Admissão de Portador de Diploma de Graduação

• Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 12h30
  • Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 12h30

imagem sem descrição.

O Instituto Federal do Pará (IFPA) lança, em breve, o Edital de Mobilidade Acadêmica (MobAc), para realização de Processo Seletivo para Transferência Interna, Transferência Externa e Admissão de Portador de Diploma de Graduação. O objetivo é ocupar as 767 vagas remanescentes de cursos superiores de graduação, na modalidade de ensino presencial, para ingresso no 2º semestre do ano letivo de 2022. A seleção será com base nas notas obtidas em uma mesma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada nos anos de 2010 a 2021, a ser indicada pelo candidato no ato da inscrição. A inscrição será gratuita.

A transferência interna é a transferência de estudante de curso superior de graduação entre os campi do IFPA. Já a transferência externa é a transferência de estudante de curso superior de graduação matriculado em outra instituição de ensino superior para o IFPA. A admissão de portador de diploma de graduação é voltada para quem já concluiu um curso superior de graduação e possui diploma, em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). As transferências interna e externa, com mudança de curso, e a admissão de portador de diploma de graduação, somente poderão ocorrer para curso de mesma área de conhecimento ou eixo tecnológico ou afins.

Para concorrer às vagas para admissão de portador de diploma graduação, o candidato deve possuir diploma de graduação de curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) emitido por instituição de ensino superior brasileira. O portador de diploma de graduação emitido por instituição estrangeira que desejar participar do processo seletivo precisa ter seu diploma reconhecido por instituição de ensino superior brasileira.