Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Olimpíada Brasileira de Cartografia - OBRAC

  • Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 11h19
  • Última atualização em Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 12h46
  • Acessos: 714

A Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) envolve as ciências da informação geoespacial, é uma olimpíada científica nacional inovadora, onde grande parte das atividades são realizadas à distância, por meio da plataforma de ensino Moodle. É realizada em equipes, cada equipe é composta por 4 alunos e um professor (o chefe da equipe). O objetivo principal da OBRAC é divulgar a Ciência Cartográfica, fundamental e estratégica para o país, e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pela Cartografia com foco no conhecimento espacial para cidadania, com proposições de atividades desafiantes que estimulam o aprendizado e também, prover aos professores conhecimentos e ferramentas inovadoras para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, como geografia, história e matemática. A OBRAC tem participação de todos os estados brasileiros e o DF e é voltada para alunos do Ensino Médio e 9o ano do Ensino Fundamental, das escolas da rede pública e privada, sendo executada em Etapas e Fases. Nestas, as equipes avançam conforme seus desempenhos, como é descrito no Regulamento.

A V Edição da OBRAC (2023) irá propor atividades inovadoras relativas ao mapeamento de recursos naturais e povos tradicionais, com uso de Geotecnologias. Pretende promover uma discussão sobre a importância da Amazônia, uma das maiores riquezas do povo brasileiro, as capacidades espaciais e cartográficas das imagens, vai abordar questões relacionadas a biodiversidade, floresta e desmatamento, bacia hidrográfica e as questões sociais associadas. A Amazônia é considerada a região de maior biodiversidade do planeta e o maior bioma do Brasil, parte da Amazônia se localiza em outros países, o que vamos explorar por meio dos mapas.

A OBRAC 2023 será executada em 3 etapas e 5 fases.

As Etapas I e II serão realizadas por meio da plataforma de ensino à distância Moodle. Haverá dois tipos de testes: teórico (Etapa I: Fases 1 e 2) e prático (Etapa II: Fases 1 e 2), a Etapa III (fase 1) será presencial, a ser realizada no Rio de Janeiro.

A pontuação na Etapa I consistirá do número de respostas corretas somadas ao tempo utilizado para a realização dos testes, estas serão fases de eliminação. Nas provas práticas (Etapa II), as equipes que passarem nas primeiras fases da Etapa I, terão duas tarefas para realizar, estas serão divulgadas conforme o Calendário da V OBRAC. Na Etapa II serão produzidos vídeos sobre as atividades a serem desenvolvidas, os vídeos deverão demonstrar o envolvimento das equipes nas atividades propostas.

As 3 equipes com melhor desempenho na Etapa II estarão na Etapa III final (presencial). Nesta Etapa, as 3 equipes participarão, no Rio de Janeiro, de uma prova prática: a corrida de orientação.

A Equipe vencedora da V Olimpíada Brasileira de Cartografia será aquela com a maior pontuação somando-se as notas das Etapas II e III. As notas da Etapa I serão utilizadas como critério de desempate. As provas teóricas (Etapa I) estão divididas em fases conforme o grau de dificuldade.

As provas abordam os elementos necessários para o domínio e compreensão da linguagem dos mapas, desde o nível mais simples da localização e conceitos de escala, coordenadas geográficas, representação do relevo e da planimetria, até os níveis mais complexos de leitura e interpretação da linguagem gráfica e da correlação dos fenômenos apresentados em sua posição geográfica. Para a Etapa II, prática, as equipes executarão tarefas como, por exemplo, a elaboração de mapas, maquetes ou instrumentos cartográficos.

A avaliação da Etapa II é realizada por uma equipe de professores doutores e mestres, experientes na área de Cartografia, e por professores do ensino básico. Cada vídeo com atividades e relatórios enviados por uma equipe passa por 3 avaliadores que seguem uma planilha de critérios que leva em consideração, dentre outros, os aspectos técnicos e a criatividade na execução das tarefas. A divulgação da Olimpíada e das informações dadas, durante o evento, são veiculadas pelo site oficial da OBRAC em www.olimpiadadecartografia.uff.br, bem como pelas redes sociais: Facebook (www.facebook.com/olimpiadabrasileiradecartografia) e Instagram (www.instagram.com/obrac_cartografia), e também por e-mail, ou ainda pela Plataforma Moodle (www.olimpiadadecartografiaead.uff.br). As inscrições serão realizadas em link que estará disponível no site oficial da OBRAC (www.olimpiadadecartografia.uff.br).

REGULAMENTO OBRAC 2023

 

Comissão Organizadora e Técnica

Angelica Carvalho Di Maio (Presidente) – UFF: Universidade Federal Fluminense

Kellen Milene Gomes e Santos (Vice-Presidente) – Secretaria Municipal de Educação de Saquarema-RJ

Marcus Vinícius Alves de Carvalho – UFF: Universidade Federal Fluminense

Marli Cigagna Wiefels – UFF: Universidade Federal Fluminense

Iomara Barros de Sousa – UFF: Universidade Federal Fluminense

Hullysses Sabino de Souza – UFF: Universidade Federal Fluminense

Luis Augusto Koenig Veiga (Vice-Presidente) – UFPR: Universidade Federal do Paraná

José Maria Pereira da Silva – UFRJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro

Alessandra Carreiro Baptista – UFRRJ: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Cláudio João Barreto dos Santos – UERJ: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

José Jesús Reyes Nunez – ELTE: Eotvos Lorand University

Luiz Henrique Guimarães Castiglione – UERJ: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Manoel do Couto Fernandes – UFRJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro

Nelson Marisco – UFMS: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Paulo Márcio Leal de Menezes – UFRJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro

Peter da Silva Rosa – Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí-RJ

Silvana Philippi Camboim – UFPR: Universidade Federal do Paraná

André Luiz Alencar de Mendonça – UFAM: Universidade Federal do Amazonas

Tatiana Pará Monteiro de Freitas – IFPA: Instituto Federal do Pará

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->