Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inscrições para a OBMEP terminam em 17 de março

  • Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 16h22
  • Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 16h23
  • Acessos: 330

Inscrições para a OBMEP terminam em 17 de março

Promovida com apoio do MEC, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é para estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio

MATEMATICA

Foto: Freepik

Será encerrado no próximo dia 17 de março o período de inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A 18ª edição do projeto é exclusiva para estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas. 

As inscrições devem ser realizadas pelas escolas exclusivamente por meio da página da OBMEP, dentro do prazo estipulado. As inscrições são gratuitas apenas para as escolas públicas.   

Criada em 2005, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).   

Esse tipo de torneio tem como objetivos: estimular e promover o estudo da matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de estudantes brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.   

Professores e escolas também são beneficiados com a Olímpiada, uma vez que essa iniciativa incentiva o aperfeiçoamento e a valorização dos profissionais de educação; contribui para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas. E ainda promove a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.   

Os estudantes da rede pública e privada recebem medalhas de ouro, prata e bronze, bolsas de iniciação científica e certificados de menção honrosa. Já os professores ganham um diploma e um livro de apoio para formação matemática. As escolas são premiadas com kits esportivos e material didático, além de troféus.  

Para mais informações, acesse: http://www.obmep.org.br/.   

 

Assessoria de Comunicação do MEC 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->