Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA promove 5º Encontro das Comissões de Heteroidentificação

  • Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2022, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 20h00
  • Acessos: 743

imagem sem descrição.

Nos dias 03 e 06 de junho, acontece o 5° Encontro das Comissões de Heteroidentificação do Instituto Federal do Pará (IFPA). Com o tema “Os novos desafios da Heteroidentificação”, o encontro será realizado de forma totalmente online e visa promover a qualificação contínua das comissões, visto que se tratam de um dispositivo fundamental para a defesa das políticas afirmativas nas instituições brasileiras. As inscrições podem ser realizadas até o dia 03 de junho, pelo link: https://bit.ly/5EncontroHeteroidentificacaoIFPA.

A capacitação é voltada para membros das comissões locais, técnicos, docentes e membros da sociedade civil que executam processos de aferição e heteroidentificação nos processos seletivos do IFPA. O objetivo é auxiliar no processo de compreensão das cotas raciais como direito de reparação no país e, sobretudo na Amazônia, ajudar a identificar a necessidade da permanência das cotas raciais enquanto política institucional, compreender os contornos jurídicos da Heteroidentificação, promover a educação para a percepção da importância da valorização da cultura afro-brasileira e indígena e identificar os passos de elaboração de editais e construção de pareceres.

No dia 03 de junho, a programação traz “Orientações, diálogos e enfrentamentos da heteroidentificação no IFPA”, com os formadores Laurenir Peniche, Ana Célia Guedes e José Luiz Franco. Depois, os formadores Aldenor Bohadana, Josias Sales e Mábia Aline Freitas vão falar sobre “A construção de pareceres motivados na heteroidentificação”. No dia 06 de junho, será a vez de falar sobre “Orientações e procedimentos para as aferições presenciais e remotas no IFPA”, com os formadores André dos Santos, João dos Santos e João Augusto Rodrigues.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->