Mestrado Profissional PPDRGEA - turma 2019/3

• Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 20h58
  • Última atualização em Quinta, 16 de Maio de 2019, 12h04

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Castanhal/IFPA- Campus Castanhal, por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, torna público o Edital para a seleção de candidatos à turma 2019/2 do Curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares.

Serão ofertadas 20 (vinte) vagas, sendo 10 (dez) para a Linha de Pesquisa em Dinâmica e Manejo de Agroecossistemas e 10 (dez) para a Linha de Pesquisa em Gestão de Empreendimentos Agroalimentares. Os candidatos deverão escolher no ato da inscrição uma das subáreas de conhecimento que desejam concorrer, discriminadas abaixo:

No momento da inscrição o candidato deve assinalar na Ficha de Inscrição (Anexo I), se está concorrendo como servidor do município, do IFPA ou da sociedade civil; Em caso do não preenchimento de vagas demandadas em uma ou mais subáreas, estas  poderão ser remanejadas para outra subárea na mesma linha de pesquisa, obedecendo a ordem decrescente de classificação final e conforme a disponibilidade de orientação, avaliada em
reunião Colegiada do Curso.

Público Alvo: O presente edital direciona-se para atender profissionais e acadêmicos de nível superior, preferencialmente do município de Paragominas, nas seguintes categorias:
- 10 vagas para Servidores Efetivos da Prefeitura Municipal de Paragominas (50% das vagas ofertadas);
- 07 vagas para Servidores Efetivos do IFPA (35% das vagas ofertadas);
- 03 vagas para a Demanda Social (15% das vagas ofertadas).

NÚMERO DE VAGAS PARA AÇÕES INCLUSIVAS

Atendendo a Portaria Normativa n°13/2016 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, 20% das vagas serão destinadas para ações de inclusão de negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência na pós-graduação, portanto, serão ofertadas 02 vagas na linha de Dinâmica e Manejo de Agroecossistemas e 02 vagas na linha Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, obedecendo a ordem decrescente de classificação final e não podendo ser alocadas na mesma subárea para cada linha de pesquisa.

A opção para concorrer como ação inclusiva, obrigatoriamente, deve estar assinalada no formulário de inscrição (ANEXO 1). Caso o candidato opte pela Ação Inclusiva, não poderá concorrer às demais vagas estabelecidas no Edital, mesmo em caso do não preenchimento das vagas.
Em caso do não preenchimento das vagas pelas ações inclusivas para cada linha de pesquisa, estas poderão ser remanejadas para as vagas descritas no item 1.1, obedecendo a ordem decrescente de pontuação final dos candidatos(as) que não foram classificados, não podendo ser alocadas na mesma subárea e conforme a disponibilidade de orientação avaliada em reunião Colegiada do Curso.

DESCRIÇÃO DAS LINHAS DE PESQUISAS DO PROGRAMA

REQUISITO PARA INSCRIÇÃO

Ser portador de diploma de curso superior em qualquer área, emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou emitido por instituição estrangeira reconhecida no Brasil, conforme legislação vigente.

FORMAS DE INSCRIÇÃO

As inscrições poderão ser realizadas de duas formas:

Pessoalmente: O candidato deverá apresentar no IFPA Campus Paragominas, das 08h às 11h, e das 14h às 17h, os seguintes documentos:

Formulário de Inscrição (Anexo I) devidamente preenchido;

Documento oficial de identidade, CPF e Título Eleitoral (originais e fotocópias);

3 (três) vias impressas do Pré-Projeto de Pesquisa Aplicada de acordo com o roteiro (Anexo II);

Se estiver concorrendo às vagas ofertadas exclusivamente para os servidores da Prefeitura Municipal de Paragominas, deverá apresentar contracheque atualizado emitido pelo Município de Paragominas ou outro documento que comprove que é servidor municipal;

Caso vá concorrer às vagas ofertadas exclusivamente para os servidores do IFPA, deverá apresentar contracheque atualizado ou outro documento que comprove que é servidor da instituição.

Via Postal:

O candidato deverá enviar via postal para o endereço abaixo indicado, por meio da utilização de Serviço de Entrega Rápida (SEDEX), à Secretaria do Programa de Pós-Graduação até a data de 17 de maio de 2019, os mesmos documentos especificados no item anterior. Nesse caso, as cópias de todos os documentos devem ser obrigatoriamente autenticadas. É necessário também o envio do comprovante de emissão do correio (até a data especificada para o fim das inscrições) via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instituto Federal do Pará – IFPA Campus Castanhal Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares Rodovia BR 316, Km 63, s/nº, Bairro Saudade - CEP. 68.740-970 Castanhal-Pará

As inscrições realizadas que contemplem todos os requisitos necessários previstos no item 4 serão homologadas pela Comissão Permanente do Processo Seletivo do PPDRGEA.

Não serão aceitos documentos após o prazo de inscrição. A falta de documentos ou informações resultará no indeferimento do pedido de inscrição.

A homologação das inscrições consiste na verificação da documentação protocolada pelo candidato, a fim de conferir sua adequação às regras deste Edital.

As informações prestadas na documentação de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato. Caso, a qualquer tempo, seja comprovada falsidade nas informações, a inscrição do candidato ou a matrícula do aluno será cancelada. Demais informações encontram-se no edital de abertural da turma 2019/02.

Edital da turma 2019/2 do Curso de Mestrado Profissional emDesenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares.

Anexo I Formulário de Inscrição

Anexo II Roteiro