Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > CHAMADA INTERNA N° 01, DE 2023- COMISSÃO GESTORA DO LABORATÓRIO IFMAKER FAHRENHEIT CAMPUS CASTANHAL
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CHAMADA INTERNA N° 01, DE 2023- COMISSÃO GESTORA DO LABORATÓRIO IFMAKER FAHRENHEIT CAMPUS CASTANHAL

  • Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 20h31
  • Última atualização em Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 20h50

A DIREÇÃO GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ, CAMPUS CASTANHAL no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o constante da Lei n° 11.788 de 25/09/2008, e a Resolução n° 398 de 11 de 11/09/2017 do IFPA, através do COMISSÃO GESTORA DO LABORATÓRIO IFMAKER FAHRENHEIT designado pela PORTARIA no 341 de 22 de Setembro de 2022 - CAMPUS CASTANHAL, torna público a abertura do Processo Seletivo Simplificado de Estágio Extracurricular em atendimento às demandas do Laboratório IFMAKER do campus, de acordo com as definições desta chamada interna.

APRESENTAÇÃO DO IFMAKER

O Laboratório IfMaker do IFPA Castanhal é um espaço alternativo de produção e distribuição de tecnologias, envolvendo todos os cursos do Campus, para estimular a comunidade acadêmica à aprendizagem, inovação e invenção nas mais diversas áreas do conhecimento, ou seja, é um lugar para criar, aprender, jogar, orientar e inventar. Neste espaço, alunos(as) e professores(as) serão provocados a construir, restaurar, transformar e fabricar os mais diversos tipos de objetos/materiais com suas próprias mãos. Será um espaço para a realização de atividades práticas, incluindo artesanato, marcenaria, robótica, culinária, eletrônicos, fabricação digital, mecânica e/ou outras tecnologias que beneficiem as formas de fazer quase qualquer coisa. Será um ambiente aberto a todos, sem distinção de prática, diploma, projeto ou uso, para democratizar o acesso às ferramentas e máquinas que possibilitam a troca, colaboração, cooperação, interdisciplinaridade, compartilhamento e aprendizagem prática, além de práticas inovadoras e comunitárias que possibilitem o cruzamento de competências. O IfMaker trabalhará em quatro “frentes de trabalho”, que podem agir articuladamente: Tecnologias Assistivas, Tecnologias Sociais, Tecnologias Educacionais e Tecnologias Empresariais, envolvendo praticamente todos os cursos do campus (em todos os níveis de ensino), o Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) e o Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena (NEABI).

O pilar central da cultura maker está no fato de que todos os envolvidos são capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos e uma boa dose de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas. Ou seja, a produção de uma dinâmica capaz de alinhar a teoria com a prática observando a construção de soluções através de produtos práticos ou teóricos, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem.

OBJETIVO DESTA CHAMADA INTERNA

A presente chamada interna tem por objetivo proporcionar aos(as) estudantes a aproximação com a realizada profissional, em vista ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, através da seleção de estagiários não remunerados das diversas áreas de conhecimento do IFPA Campus Castanhal.

VAGAS E ELEGIBILIDADE

Serão ofertadas 4 (quatro) vagas de estágio, em caráter permanente, para cada semestre letivo, sendo 2 (vagas) disponibilizadas no período da manhã no horário de 08:30hs às 11:30hs e 2 (duas) no período da tarde de 14:30hs às 17:30hs. 

Além do número de vagas, serão classificados até 10 (dez) candidatos para compor o quadro de cadastro reserva, por semestre letivo, a fim de suprir eventuais demandas do setor, e as chamadas necessárias em virtude das possibilidades de desligamento do(a) estagiário(a), apontadas no item 9.5 do presente edital.

PÚBLICO-ALVO E PERFIL DO ESTAGIÁRIO

Poderão se candidatar ao estágio do IfMaker IFPA Castanhal qualquer aluno(a) regularmente matriculado(a) em um dos cursos do referido campus, desde que tenha disponibilidade para cumprir a carga horária no IfMaker. É necessário que o(a) estagiário(a) do IfMaker tenha um perfil acadêmico que inclua: facilidade de comunicação; noções de bom atendimento ao público; capacidade de organização; zelo com os equipamentos, móveis e instalações do local; proatividade na resolução de problemas; e comprometimento com a elaboração de relatórios e documentos relacionados ao IfMaker.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM DESEMPENHADAS

O IfMaker, por sua própria natureza, possui um espectro de atividades bastante amplo, assim, os(as) estagiários(as) auxiliarão professores(as) e alunos(as) do campus em projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de atender o público externo ao campus. Além dessas atividades, o estagiário precisará aprender a operar as máquinas presentes no laboratório IFMaker, a saber: impressoras 3D, cortadora à laser, scanner 3D e outros. Os (as) estagiários (as) serão organizados numa escala semanal, de tal forma que cada um cumprirá uma carga horária de 15hs/semana, sem prejuízo com relação às atividades escolares.

REQUISITOS PARA A VAGA

O(A) candidato(a) deve estar disponível para atuação nas ações do laboratório durante todo o período de execução das atividades da vaga de estágio. 6.2 O(A) candidato(a) deverá estar regularmente matriculado em um curso do Campus Castanhal. 6.3 O(A) candidato(a) poderá estar cursando o último semestre do curso, desde que o tempo para conclusão do curso seja compatível com o tempo de execução da caga horária total deestágio. 6.4 O(A) candidato(a) não deve ter respondido a processo disciplinar 

INSCRIÇÕES

A inscrição do(a) candidato(a) no presente processo seletivo implica, por sua parte, total conhecimento do teor desta chamada interna, bem como a aceitação do que nele está contido.

Para se inscrever à vaga, o(a) candidato(a) deverá acessar o seguinte link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSey5Orw9460CPpGqhvedKhM2wG16Fmamwbtj5diw Jo-wBCLpw/viewform?usp=sf_link

Para efetivar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher as seguintes informações: nome completo, nº de matrícula, curso, e identificação da turma.

Deverá ser anexado ao formulário o atestado/comprovante de matrícula do semestre e histórico escolar referente ao período das vagas.

Também deverá ser anexado uma carta de recomendação preenchida por um professor do IFPA Castanhal, modelo no Anexo II.

Período de Inscrição: Conforme cronograma do item 11.

As inscrições feitas com informações incompletas ou que apresentarem qualquer documento em desacordo com o disposto neste processo seletivo serão automaticamente indeferidas, sem direito a recurso.

ESTRUTURA DO PROCESSO SELETIVO

Este processo seletivo será constituído de duas etapas: preenchimento de formulário (entrega de documentos) e entrevista.

É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), o encaminhamento da documentação exigida no processo seletivo simplificado.

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

O resultado com a classificação dos candidatos do processo seletivo atenderá a necessidade de preenchimento da vaga, e estará de acordo com os critérios apresentados nos itens 3 e 4 desta chamada.

Após a divulgação da classificação, os candidatos poderão encaminhar recurso, de acordo com o Anexo I, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., conforme cronograma apresentado no item 11.

Os recursos encaminhados serão analisados pela Comissão Gestora do Laboratório IFMAKER do campus.

Admitir-se-á um único recurso para cada candidato.

Será indeferido sumariamente o recurso que descumprir as determinações desta chamada e estiver fora do prazo estabelecido na mesma, bem como, se for dirigido de maneira ofensiva.

A homologação do resultado final será publicado no site https://castanhal.ifpa.edu.br/, conforme cronograma apresentado no item 11.

DISPOSIÇÕES GERAIS

A qualquer tempo, a presente Chamada Interna poderá ser revogada ou anulada, por motivo de interesse do IFPA ou por ilegalidade, respectivamente, no todo ou em parte, sem que isso implique o direito de indenização ou reclamação de qualquer natureza.

A falsidade de afirmativas e/ou de documentos, ainda que verificada posteriormente à realização do processo seletivo simplificado, implicará na eliminação sumária do candidato, sendo declarados nula de pleno direito a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízos de eventuais sanções de caráter judicial.

A chamada do candidato obedecerá, rigorosamente, à ordem de classificação final.

Havendo desistência do candidato selecionado para a vaga ofertada, serão observadas as prerrogativas do presente processo seletivo, sendo convocado o candidato subsequente.

Poderá ser cancelado o estágio e rescindido o termo de compromisso na ocorrência dos seguintes casos:

a) automaticamente, ao término do estágio;

b) a qualquer tempo no interesse e conveniência da Comissão;

c) em decorrência do descumprimento de qualquer compromisso assumido na oportunidade da assinatura do Termo de Compromisso;

d) pelo não comparecimento, sem motivo justificado, por mais de cinco dias consecutivos ou não no período de um mês, ou por trinta dias durante todo o período de estágio;

e) por conduta incompatível com a exigida pela Comissão; e

f) a pedido do estagiário, considerando o prazo de 30 dias para aviso prévio;

CRONOGRAMA

Acesse aqui o Edital da CHAMADA INTERNA N° 01, DE 2023- COMISSÃO GESTORA DO LABORATÓRIO IFMAKER FAHRENHEIT CAMPUS CASTANHAL

Acesse aqui o Formulário de Inscrição.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->