Projeto Kûara

• Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 12h58
  • Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 13h12

A Assessoria de Comunicação (ASCOM), do campus Castanhal inicia o ano 2023 com o projeto de divulgação científica: “Kûara” que tem o objetivo de divulgar a produção acadêmica do campus Castanhal presente no Repositório Institucional (RI), do IFPA. Durante a semana de segunda a quinta-feira serão divulgados diferentes tipos de produções científicas de autoria de alunos e servidores do campus já a sexta-feira será dedicada à divulgação de produção científica externa.

Para inaugurar o projeto é disponibilizado o artigo: “A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo” de autoria das professoras Miranilde Oliveira Neves e Claudia do Socorro Azevedo Magalhães

Resumo: Compreender a necessidade de reflexão e ação educativa a partir da formação docente do campo com destaque para o processo de inclusão do estudante surdo, constitui um dos objetivos deste artigo. A construção da formação docente do campo tem sido uma preocupação constante, devido às especificidades que o campo apresenta e quando falamos em inclusão e surdez, o problema é maior. Este texto, focado na Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, reflete a análise de Skliar (2013), Caldart (2002, 2009), Quadros (2005, 2008), Molina (2017), Arroyo (2019), dentre outros estudiosos e pretende contribuir para maior compreensão da questão em foco. No decorrer desta investigação, inferiu-se que a instauração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e da execução de políticas públicas como PRONERA, o surgimento do Instituto Nacional da Educação de Surdos, a instauração da Lei 10.436, do decreto 5.626/2005, Decreto 7.352/2010 e da Lei Brasileira de Inclusão - Lei 13.146 de 2015 foram ações que favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo, mas contradizem a retirada de direitos sociais e desestrutura das escolas camponesas.

Palavras-chave: formação docente do campo, inclusão, estudante surdo.

Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/332

Publicado originalmente em: Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 6, p.38719-38736, jun. 2020. ISSN 2525-8761

Cronograma Kûara

Segunda-feira: Livros e capítulos de livros.

Terça-feira: Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Quarta-feira: Dissertações e Teses.

Quinta-feira: Artigos de eventos e artigos de periódicos.

Sexta-feira: Produções externas (livros, capítulos de livros, artigos, TCC’s, dissertações e teses de pesquisadores nacionais e internacionais de domínio público ou de acesso gratuito).

Kûara*: Sol em Tupi.

Repositório Institucional*: Ambiente digital voltado ao armazenamento, à divulgação, ao acesso e à preservação da produção de uma instituição.

Acesse o Repositório Institucional do IFPA em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/