Página inicial > Últimas Notícias > Cartilha orienta sobre Cotas Raciais e Heteroidentificação no IFPA

Cartilha orienta sobre Cotas Raciais e Heteroidentificação no IFPA

• Publicado: Quarta, 11 de Janeiro de 2023, 17h51
  • Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2023, 17h51

imagem sem descrição.

O Instituto Federal do Pará (IFPA) lançou a cartilha “Cotas Raciais e a Heteroidentificação”, a publicação traz orientações que auxiliam na compreensão das informações sobre as cotas raciais e as metodologias adotadas na instituição para os procedimentos de Heteroidentificação. O objetivo da cartilha é ampliar, incluir e promover uma maior diversidade no IFPA, facilitando as informações sobre as cotas raciais e fortalecendo as políticas afirmativas na instituição.

A Cota Racial visa promover reparações históricas, inclusão e combate às desigualdades, preconceitos e diversas formas de racismo. A Lei de Cotas no Brasil foi sancionada em 29 de agosto de 2012 e destina 50% das vagas em concursos públicos e em processos seletivos das instituições federais, para alunos cotistas que tenham estudado integralmente em escolas públicas. Dos 50%, 20% das vagas devem ser reservadas para negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e deficientes.

Cartilha - Cotas Raciais e a Heteroidentificação no IFPA

Cartilha Versão Celular - Cotas Raciais e a Heteroidentificação no IFPA