Nota pública das Instituições Federais de Ensino Superior da Amazônia Legal contra os atos golpistas sobre os Poderes da República e pela responsabilização exemplar dos envolvidos

• Publicado: Terça, 10 de Janeiro de 2023, 14h26
  • Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2023, 14h26

imagem sem descrição.

Diante dos atos golpistas de depredação às sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da República brasileira e, na prática, ao Estado Democrático de Direito, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da Amazônia Legal manifestam veemente indignação e preocupação com a estabilidade institucional do país e exigem imediata e exemplar responsabilização dos mentores, financiadores e praticantes dos atos terroristas praticados em Brasília neste domingo, 8 de janeiro de 2023.

A invasão de vândalos ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF) avilta não apenas os representantes dos poderes ou o patrimônio artístico, arquitetônico, material ou imaterial presentes em Brasília, mas também, e principalmente, o povo brasileiro, na soberania de sua escolha democrática, e a nação na soberania de sua atuação.

As imagens, amplamente divulgadas pela imprensa nacional e internacional, apontam para uma atuação frágil das forças de segurança do Distrito Federal, responsáveis pela salvaguarda das sedes institucionais. As imagens e vídeos, que circulam pelas plataformas de mídias digitais, mostram, ainda, a leniência e participação de servidores da segurança em apoio aos atos terroristas.

Os atos antidemocráticos, há tempos denunciados por pesquisadores de diversas áreas científicas que investigam os processos de mobilização e organização de movimentos fascistas, já eram de conhecimento das autoridades que, no entanto, não impediram os danos simbólicos e materiais ao Brasil. Há financiadores, organizadores, mentores e praticantes fortemente organizados que precisam ser, definitivamente, punidos.

Assim, as IFES da Amazônia Legal colocam-se, novamente, em defesa inegociável da democracia e à disposição da nação no combate ao terrorismo fascista que tenta golpear o Estado brasileiro, repudiando, por fim, toda e qualquer manifestação a favor de tamanha violência contra a soberania nacional.

Amazônia, 8 de janeiro de 2023.

Assinam esta carta:

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa