Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Nota pública das Instituições Federais de Ensino Superior da Amazônia Legal contra os atos golpistas sobre os Poderes da República e pela responsabilização exemplar dos envolvidos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Nota pública das Instituições Federais de Ensino Superior da Amazônia Legal contra os atos golpistas sobre os Poderes da República e pela responsabilização exemplar dos envolvidos

  • Publicado: Terça, 10 de Janeiro de 2023, 14h26
  • Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2023, 14h26

imagem sem descrição.

Diante dos atos golpistas de depredação às sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da República brasileira e, na prática, ao Estado Democrático de Direito, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da Amazônia Legal manifestam veemente indignação e preocupação com a estabilidade institucional do país e exigem imediata e exemplar responsabilização dos mentores, financiadores e praticantes dos atos terroristas praticados em Brasília neste domingo, 8 de janeiro de 2023.

A invasão de vândalos ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF) avilta não apenas os representantes dos poderes ou o patrimônio artístico, arquitetônico, material ou imaterial presentes em Brasília, mas também, e principalmente, o povo brasileiro, na soberania de sua escolha democrática, e a nação na soberania de sua atuação.

As imagens, amplamente divulgadas pela imprensa nacional e internacional, apontam para uma atuação frágil das forças de segurança do Distrito Federal, responsáveis pela salvaguarda das sedes institucionais. As imagens e vídeos, que circulam pelas plataformas de mídias digitais, mostram, ainda, a leniência e participação de servidores da segurança em apoio aos atos terroristas.

Os atos antidemocráticos, há tempos denunciados por pesquisadores de diversas áreas científicas que investigam os processos de mobilização e organização de movimentos fascistas, já eram de conhecimento das autoridades que, no entanto, não impediram os danos simbólicos e materiais ao Brasil. Há financiadores, organizadores, mentores e praticantes fortemente organizados que precisam ser, definitivamente, punidos.

Assim, as IFES da Amazônia Legal colocam-se, novamente, em defesa inegociável da democracia e à disposição da nação no combate ao terrorismo fascista que tenta golpear o Estado brasileiro, repudiando, por fim, toda e qualquer manifestação a favor de tamanha violência contra a soberania nacional.

Amazônia, 8 de janeiro de 2023.

Assinam esta carta:

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

Universidade do Oeste do Pará - UFOPA

Universidade Federal do Pará - UFPA

Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Universidade Federal do Tocantins - UFT

Universidade Federal de Rondônia - Unir

Universidade Federal de Roraima - UFRR

Universidade Federal do Acre - UFAC

Universidade Federal do Amapá - Unifap

Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Universidade Federal de Rondonópolis - UFR

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Instituto Federal do Pará - IFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->