Página inicial > Últimas Notícias > Programa Jovens Embaixadores abre período de inscrições

Programa Jovens Embaixadores abre período de inscrições

• Publicado: Quinta, 25 de Agosto de 2022, 09h44
  • Última atualização em Quinta, 25 de Agosto de 2022, 10h11

imagem sem descrição.

Voltado para estudantes com idade entre 15 e 18 anos, o Programa Jovens Embaixadores 2023, uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA, está com prazo de inscrições aberto até 12 de setembro. É um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes do ensino médio da rede pública com excelente desempenho escolar, fluência em inglês e engajamento em iniciativas de impacto social.

Com o fim da pandemia, o intercâmbio voltará a ocorrer no mês de janeiro, iniciando com uma orientação pré-partida e entrevista de visto no Brasil, no mesmo local onde os participantes embarcarão para os EUA.

Os organizadores do intercâmbio explicam que a viagem aos Estados Unidos dependerá das condições de saúde e segurança vigentes à época, conforme os protocolos e eventuais restrições e podendo sofrer alterações/ajustes até a sua implementação.

O Instituto Federal do Pará (IFPA) já teve duas alunas representando o Estado do Pará no Jovens Embaixadores. Na edição 2021, quem conquistou uma vaga foi a estudante do Curso Técnico em Meio Ambiente do campus Ananindeua, Ana Beatriz Mendes da Silva; na edição 2022, a estudante paraense escolhida foi a estudante do curso Técnico em Informática do campus Castanhal, Paula Thaís Alves Farias.

Os candidatos devem ler atentamente o edital que está disponível na página oficial do programa: www.jovensembaixadores.org.br.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo consiste em preencher um pré-cadastro (Etapa 1) e, se aprovado, preencher o formulário de inscrição online e anexar os documentos comprobatórios de todos os pré-requisitos (Etapa 2). As Instituições Parcerias (IPs) analisarão as documentações. Após análise (Etapa 3), o candidato será ou não aprovado para realizar o exame escrito (Etapa 4) e oral. Se aprovado nesta etapa, ocorre a visita à residência (Etapa 5). Os candidatos aprovados em todas as etapas anteriores participam da seleção nacional (Etapa 6) para a escolha dos jovens brasileiros que participarão do Programa Jovens Embaixadores e viajarão para os Estados Unidos em janeiro de 2020.

COMO PARTICIPAR?

A experiência de ser um Jovem Embaixador é uma oportunidade para os estudantes do ensino médio ampliarem os próprios horizontes e estreitarem os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos. Busca o desenvolvimento de habilidades para um ambiente em constante transformação.

Para participar do Programa Jovens Embaixadores os estudantes precisam atender alguns pré-requisitos:

-Ter nacionalidade brasileira;

-Ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa;

-Ser aluno do ensino médio na rede pública brasileira e já ter cursado ou estar cursando pelo menos o 1º ano do ensino médio em 2021 – alunos que iniciarão o 1º ano do ensino médio em 2022 não poderão se candidatar;

-Ter boa fluência oral e escrita em inglês;

-Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;

-Jamais ter viajado aos Estados Unidos;

-Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;

-Ter excelente desempenho escolar;

-Ter perfil de liderança e iniciativa;

-Ser comunicativo (a);

-Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;

-Estar atualmente engajado (a) em iniciativa (s) de empreendedorismo e/ou impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses.

Acesse o edital clicando aqui. Realize sua inscrição clicando aqui.