Página inicial > Últimas Notícias > Campus Castanhal realiza evento sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

Campus Castanhal realiza evento sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

• Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 19h11
  • Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 10h20

Foi realizado nos dias 07 e 08 de junho de 2022 no campus Castanhal o evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, organizado pela Comissão Local de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Comissão de Coleta Seletiva Solidária; Coordenação, docentes e discentes do Curso Técnico em Meio Ambiente e o Núcleo de Esporte e Lazer. A abertura foi no auditório central e contou com presença da gestão do campus e de organizadores teve ainda apresentação cultural organizado pelo Núcleo de Esporte e Lazer o evento forneceu intensos espaços de reflexão e contato com a natureza além de oficinas relacionadas com a temática central do evento e gincanas. Os participantes puderam ressignificar o papel que o Meio Ambiente tem para o nosso Planeta Terra, a presidente da Comissão Local de Meio Ambiente, Suanny Couto discorre sobre essa relação do Meio Ambiente vaticinada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Assessoria de Comunicação/campus Castanhal: Qual a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente na atual conjuntura brasileira?

Suanny Couto: Estamos vivenciando um cenário de retrocessos em relação às questões ambientais no Brasil. Muitas leis sendo alteradas, para beneficiar quem realmente quer apenas explorar os recursos naturais, sem se preocupar com a sustentabilidade. Assim, a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente é um momento para despertar e incentivar a sociedade à discussão das várias temáticas relacionadas às questões ambientais. Sabemos que não podemos fazer essas ações e discussões somente nesta data, que precisam ser incorporadas em nossas vidas. Mas, com as celebrações deste dia, podemos dar um incentivo a mais. Até um ponta pé inicial e chamar a atenção para a necessidade de conservamos os recursos ambientais. É um instrumento que podemos utilizar para fazer a sociedade perceber a necessidade de mudanças de hábitos em relação aos cuidados com nosso Planeta Terra, que, como proposto pela Organização das Nações Unidas, com a temática deste ano, é UMA SÓ TERRA, e precisamos cuidar dela. É um momento para impulsionar a população e chamar a atenção dos nossos governantes, de que precisamos mudar a situação que temos hoje.

ASCOM/campus Castanhal: E como você avalia o evento alusivo a essa data no campus Castanhal ocorrido nos dias 07 e 08 de junho?

S.C: A realização desse evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente 2022, foi um desafio. Não foi fácil planejar e realizar um evento neste momento que estamos em greve no campus. Muitas dúvidas sugiram. Mas, com a realização do evento percebemos que nosso objetivo de trazer a comunidade acadêmica do IFPA - Campus Castanhal e comunidade externa para as discussões e realização de ações sobre sustentabilidade, foi atingido. Tivemos expressiva participação de discentes, docentes e técnicos administrativos nos dois dias de realização do evento. Participando das palestras, gincanas, oficinas e trilha do campus. Acreditamos que conseguimos discutir e construir diferentes caminhos para que a percepção e entendimento da sustentabilidade fosse despertado. Recebemos diversos relatos de agradecimento e de como o evento foi produtivo. O evento também, foi um marco, por ser uma atividade realizada em momento de greve. Nos levando a reforçar que nossos papéis como Instituição de Ensino, vai além aos ensinamentos em sala de aula. Temos diversos instrumentos que podemos utilizar para despertar o interesse e transpor conhecimento aos nossos alunos e sociedade em geral.

O evento Dia Mundial do Meio Ambiente também contou com a trilha ecológica, o aluno Jaylon Marques do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio conta como foi essa experiência: “Inicialmente, tivemos algumas palestras antes de entrar na trilha, umas das que mais me chamou a atenção foi a pesquisa sobre agrotóxicos e a ação causada no solo. Quando realmente entramos na trilha, ao mesmo tempo que já estava acostumado a entrar em matagais, fiquei animado, pois era um local totalmente novo, com um lago com peixes, que acaba gerando uma dúvida sobre a presença deles naquela porção de água. Uma ravina também chamou minha atenção, e minha curiosidade do que havia lá embaixo, mas demos continuidade a trilha, encontramos algumas encenações no caminho, e chegamos na parte que para mim foi a mais marcante, os primeiros socorros na floresta, ensinando não só o básico de caso de se perder na floresta, mas ensinando e mostrando alguns dos movimentos de primeiros socorros, seguindo viagem, passamos por algumas dificuldades devido as condições do solo, e chegando no final, recebemos o alerta de abelhas, não venenosas claro , mas, ainda com a necessidade de ser proteger. Paramos para nos cobrirmos, andando até a saída do matagal, chegando no campo que há no instituto, andamos mais um pouco até chegar nos demais participantes, recebemos alguns brindes por isso, como iogurte e doce de leite pela conclusão da trilha”. Afirma o estudante.

Confira aqui os registros do evento.