Página inicial > Últimas Notícias > Editora do IFPA lança livros organizados por pesquisadores da rede federal

Editora do IFPA lança livros organizados por pesquisadores da rede federal

• Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 13h40
  • Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 13h40

imagem sem descrição.

O Instituto Federal do Pará (IFPA) realiza, no dia 13 de junho, às 10h, uma live em formato videocast com os autores e organizadores de cinco e-books: “Acalantos da mãe d’água, mito, imaginário e mito-poética amazônica”, “Temas de filosofia da educação e ensino filosófico”, “Educação Profissional na Filândia – Um país que priorizou a educação”, “Gênero, etnografias e performances rituais”, “Proteção de obras coreográficas: preservação da memória artística”. As obras foram escritas por pesquisadores integrantes da Rede Federal de Ensino e são os mais novos lançamentos da Editora do IFPA (Edifpa).  A transmissão será pelo canal do Youtube do Instituto.

Os leitores, em “Acalantos da mãe d’água, mito, imaginário e mito-poética amazônica”, organizado por Sílvia Sueli Santos da Silva, terão contato com as narrativas da mitopoética amazônica, a beleza e a riqueza simbólica do imaginário em suas várias nuances e formas poéticas. O conjunto das pesquisas reunidas nesta coletânea busca demonstrar a importância da mitopoética local e a afirmação das identidades dos povos da região. “As narrativas são feitas por pesquisadores contemporâneos, nativos da região, que compartilham a memória sensível, os cheiros das águas barrentas, o sabor das frutas do mato, o olhar sobre a escuridão da mata, os sons dos bichos visagentos, a sensibilidade para os saberes de sua gente”.

O e-book “Temas de filosofia da educação e ensino filosófico”, organizado por Tomaz Martins da Silva Filho, apresenta temas diversos que dialogam entre si por meio de seu objeto comum, a formação filosófica. Quem se propõe à atividade de filosofar, reflete o que foi dito pela tradição filosófica e, a partir da internalização desse conhecimento, forma seus próprios pensamentos filosóficos. Seguindo uma linha histórica, os autores reúnem textos que partem do período mitológico ao contexto da história do ensino de filosofia no Brasil. São revisitados os clássicos como Sócrates, Platão, Epicuro; os modernos Maquiavel e Kant; contemporâneos como Arendt e nossos estudiosos brasileiros são todos trazidos à baila para discutir filosofia da educação e ensino filosófico, de modo que, o foco é o processo formativo.  “A filosofia da educação e o ensino filosófico são inseparáveis, pois todo método de ensino filosófico tem uma teoria que o sustenta e tal teoria é ressignificada toda vez que o método é aplicado e questionado, em suma, vivido”.

O autor do e-book “Educação Profissional na Finlândia – Um país que priorizou a educação”, José Pinheiro de Queiroz Neto, que fez estágio pós-doutoral em Educação Profissional na Tampere University of Applied Science (TAMK), Finlândia, com base em suas pesquisas e visitas a escolas e diálogos com professores, brinda o leitor com o panorama da educação profissional finlandesa e as correlações com o sistema de ensino brasileiro.

“Gênero, etnografias e performances rituais” é uma obra organizada pelos professores Breno Rodrigo de Oliveira Alencar, Francisca Verônica Cavalcante e Telma Amaral Gonçalves, e segue a mesma linha do livro “Etnografías del afecto: construyendo relaciones de parentesco, alianza y sexualidad en sociedades en transformación”, lançado pela EdIFPA em 2019.  A obra reúne textos com abordagens etnográficas. A leitura é um exercício que possibilita a compreensão sobre a maneira de viver e de interpretar o mundo a partir da visão do outro. É um convite à sensibilidade e percepção das amplas e dispersas nuances da vida social.

“Proteção de obras coreográficas: preservação da memória artística”, organizado por Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro, Thais Corrêa Haber e Waldete Brito Silva de Freitas, é um e-book que apresenta o resultado da pesquisa de mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit), demonstra a existência e os benefícios do direito de autoral enquanto mecanismo de proteção de obras coreográficas, ao mesmo tempo em que, por intermédio de análise crítica e de contextualização histórica. O e-book aborda as principais causas que tornam este instrumento legal ainda desconhecido e sua formalização, por meio do registro na instituição responsável, seja pouco utilizada por coreógrafos e profissionais da dança. A autora espera que este livro possa ser um modo de demonstrar a importância da proteção de obras coreográficas, mais especificamente por meio do direito autoral, tornando-se o prelúdio de discussões acerca do tema proposto e, talvez, a origem de alterações sobre a maneira como essa temática é tratada pelos órgãos, instituições e profissionais envolvidos na cena local e nacional.

A Edifpa faz parte da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPG).

Os e-books estarão disponíveis para acesso em downloads no link: https://proppg.ifpa.edu.br/e-books