Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Professores
Início do conteúdo da página
Ensino

Professores do IFPA - Campus Castanhal

  • Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2015, 14h45
  • Acessos: 7768

 CRIE SUA PÁGINA PESSOAL DO IFPA

INSTRUÇÃO

1.      Entre no SIGAA clicando aqui ou http://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/public/home.jsf

2.      Clique em DOCENTE, a seguir clique em ENTRAR NO SISTEMA. Entre com seu USUÁRIO e SENHA (email e senha do IFPA); 

3.      Logado,  clique em “Editar Dados do Site Pessoal do Docente” , lado direito da página, onde tem uma imagem, que você poderá postar sua foto;

4.      Preencha o formulário seguinte com todas as informações obrigatórias, inclusive com o endereço do Curricula Lattes.

5.      ATUALIZE SEU PERFIL, salve e pronto, você já tem sua página pessoal.

6.      Informar o endereço de sua página para o seguinte endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para que possamos incluir seu nome no site do Campus Castanhal.

RELAÇÃO DE PROFESSORES

1. Acácio Tarciso Moreira de Melo

 Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará concluído em 2010 e graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (atual Universidade Federal Rural da Amazônia), concluído em 1999. Atuou como Assessor Técnico no Instituto Agroecológico da Amazônia (IAAM). Docente do Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e tem experiência na área da Economia Rural, Extensão Rural, Agroecologia, Manejo de Floresta, Ação Coletiva, Projeto Pronaf, Ecologia, Meio Ambiente, e Ecoturismo.

2. Adebaro Alves dos Reis

Possui graduação em Ciências Econômicas, Especialização em Economia Solidária, Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Tópico Úmido pela Universidade Federal do Pará/Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA (2011-2015). Professor do ensino básico, técnico e nível superior e pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Castanhal. Coordenador de Pesquisa e Inovação Tecnológica do IFPA Campus Castanhal e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares do IFPA Campus Castanhal. Coordenador da Incubadora Tecnológica de Desenvolvimento e Inovação de Cooperativas e Empreendimentos Solidários - INCUBITEC/IFPA Campus Castanhal. Lider do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária da Amazônia. Sócio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. Pesquisador e Bolsista do CNPq. Atua principalmente nas seguintes áreas: Desenvolvimento Sustentável, Economia Agrária e dos Recursos Naturais, Economia Solidária e Criativa, Incubação Tecnológica de Cooperativas e Empreendimentos Solidários, Associativismo, Cooperativismo, Planejamento e Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários.

Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Conceito CAPES 5). Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Título: Desenvolvimento sustentável e uso dos recursos naturais em áreas de várzea no território do Baixo Tocantins da Amazônia Paraense: limites, desafios e possibilidades, Ano de obtenção: 2015. Orientador: Oriana Trindade de Almeida. Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável; Recursos Naturais; Ecossistema de Várzea; Amazônia Paraense. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Grande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

 3. Adriana de Freitas Diniz

Possui graduação em bacharelado de Engenharia de pesca pela Universidade Federal do Ceará (2005), mestrado em Ciências Marinhas Tropicais pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR ? U.F.C.) (2008). Atualmente é professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Atua na Área Ecologia aquática, interações de organismos aquáticos e os parâmetros ambientais. Possui estudos Realizados Organismos Zoo e Fitobentonicos de ambientes Costeiros (recifes de arenito), Bem Como Fitais de macroalgas marinhas.

 4. Aldrin Mario da Silva Benjamin

 Possui graduação em Engenharia Agronömica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2000) e Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (2003). Foi técnico em Gestão Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará (SEMA-PA) mas, atualmente é professor do Instituto Federal do Pará (IFPA). Tem experiência em Gestão Ambiental, Agroecologia, Gestão de Projetos, Unidades de Conservação, Populações Tradicionais, Metodologias Participativas, Extensão Rural, Desenvolvimento Sustentável e Agriculturas Familiares e Topografia.

5. Alysson Jorge de Oliveira Sousa

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2000) e mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (2003). Atualmente é professor D3 da disciplina de Zootecnia do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal. Tem experiência na área de Reprodução Animal, com ênfase em Biotecnologia da Reprodução, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle e sincronização de ondas foliculares, diagnóstico ultrasonográfico e Aspiração folicular em Bovinos, Bubalinos, Ovinos, Caprinos e Equinos. Atualmente se encontra como coordenador do curso de Agropecuária do IFPA – Castanhal.

6. Alvaro Remigio Ayres

Professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA- Campus Castanhal) ministrando as disciplinas biologia geral, entomologia agrícola, zoologia, genética e biologia molecular. É responsável pelo laboratório de biologia do IFPA Campus Castanhal. Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Mestrado em Saúde Animal na Amazônia pela Universidade Federal do Pará e Doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semiárido. Apresenta experiência em educação, ecologia, zoologia, biologia molecular e entomologia.

7. Andrea Guimaraes Ribeiro Ohashi

Possui graduação em Bacharelado em Ciencia da Computação pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2002), mestrado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação Aplicada pela Universidade Federal do Pará (2007). É aluna de doutoramento do Programa Doutoral MAP-Tele, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes Sociais, Modelos de Mobilidade influenciados pelo comportamento humano, redes sem fio móveis e previsão de mobilidade.

 8. Ângelo Rodrigues de Carvalho

Mestre em Ciências com ênfase em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2009); Especialista em Educação Ambiental pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão - IBPEX (2005) e Licenciado Pleno e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1999). Atualmente é professor de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA - Campus Castanhal e das disciplinas Territorialidades e Comunidades Locais e Estágio de Vivência, respectivamente dos Cursos de Aquicultura e Agronomia do mesmo Campus. Tem experiência nas áreas de Ensino Médio e Superior e Pesquisa Educacional (Educação do Campo e Geografia), atuando principalmente nos seguintes temas: educação, conflitos agrários, meio-ambiente, amazônia, sustentabilidade, globalização, geopolítica, relação campo-cidade, territorialidades, história e identidades culturais. É membro da Incubadora do IFPA - Campus Castanhal (Projeto INCUBITEC), como professor colaborador e integra o Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais na Amazônia (GECA-UFPA), sob a coordenação do prof. Dr. Agenor Sarraf Pacheco.

9. Antonio Florêncio de Figueiredo

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará (1999) e Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Pará (2001). Tem experiência na área de Química Analitica, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental. Em Química Teórica trabalha com modelagem molecular de derivados da artemisinina e outros antimaláricos. Têm experiência pratica em sistemas GNU/Linux, atuando na implantação de pacotes e criação de rotinas shell scripts utilizados na otimização de procedimentos de cálculos moleculares. Atualmente Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, ministrando a disciplina Química em nível superior e técnico. Doutorado em Química (Conceito CAPES 4) pela Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Título: Modelagem Molecular e Estudo QSAR de Derivados do Antimalárico Sintético Dispiro-iperidina-adamantano-1,2,4-trioxolano, Ano de obtenção: 2010. Orientador: José Ciríaco Pinheiro. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: PLS; chemometrics; QSAR; ANTIMALARIAL. Grande área: Ciências Exatas e da Terra.

10. Antonio Jorge Paraense da Paixão

 Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2000) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é cargo comissionado - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, celetista da FACULDADE DE CASTANHAL, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e professor auxiliar da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, religião, educação do campo, religiosidade e antropologia. 

 11. Arnaldo Pantoja da Costa

Possui mestrado em educação agrícola pela UFRRJ (2008), bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Pará (2001) e graduação em Licenciatura plena em ciências agrárias pela Universidade Federal de Lavras (1985). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino agropecuário com especificidade nas áreas de olericultura, apicultura, suinocultura e Administração Rural. Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do IFPA - Campus Castanhal, Pará, Doutorado em Agronomia: Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, RN (2015). Doutorado em Doutorado em Agronomia:Fitotecnia. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil. Título: CONSORCIAÇÃO DE CULTIVARES DE CAUPI-HORTALIÇA COM CULTIVARES DE CENOURA EM SISTEMA ORGÂNICO, Ano de obtenção: 2015. Orientador: Francisco Bezerra Neto. Coorientador: Jailma Suerda Silva de Lima. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Vigna unguiculata; Daucus carota; Combinações de cultivares; Eficiência agroeconômica. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

12. Augusto José Silva Pedroso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2008), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2015). Atualmente é Docente efetivo do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Castanhal. Desenvolve pesquisas em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, Fitotecnia, Legislação Agrária e Ambiental.

 13. Bosco Silveira Brito

Mestre em matemática pela Universidade Federal do Pará, possui Especialização em Fundamentos de Matemática Elementar pela Universidade Federal do Pará, graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2001), Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará e é Técnico em Processamento de Dados. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - campus Castanhal. 

 14. Camila Maiara Costa Oliveira Prado

 Graduação em Letras- Portugês/Espanhol pela Universidade da Amazônia (2008) e Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Análise Literária pela Universidade do Estado do Pará, 2009. Atualmente é professora de Língua Espanhola e Língua Portuguesa no IFPA, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, sociolingüística, variantes regionais, preconceito lingüístico e educação, filosofia, educador, competência, ética. 

 15. Carlos Henrique Andrade Mancebo

Graduado em Economia pela UNAMA (1998), Pós-Graduação Lato Sensu (MBA em Gestão Empresarial) pela FGV (2001) com extensão na Ohio University (Athens-EUA - 2008) e Mestrado em Economia na UNAMA (2009). Atualmente está cursando Doutorado em Administração no PPAD da UNAMA (desde 2015) com linha de pesquisa em Gestão Organizacional. Possui capacitação em Empreendedorismo no Babson College (Boston-EUA - 2011). Tem 21 anos de vivência empresarial comprovada (sendo 10 anos como sócio Administrador), onde já atuou com Serviços Financeiros, Gestão de Negócios, Contratos e Consultoria Empresarial. Experiência docente (desde 2003) em cursos de Tecnólogos, Graduação e Pós-Graduação (MBA´s). Interesse nos seguintes temas: Administração (com ênfase em Gestão Organizacional), Empreendedorismo e Economia Empresarial.

 16. Carlos Roberto Miranda de Oliveira

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Federal do Pará(1985) e especialização em Recursos Naturais e seus reflexos no meio ambiente pela Universidade Federal de Viçosa(2002). Atualmente é Professor de Ens. Bás. Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem experiência na área de Química.

17. Carolina Carvalho Brcko

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2005) e mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (2008). Atua como professora de Zootecnia no IFPA- Campus Castanhal. Doutorado em andamento em Pós-graduação em Ciência Animal. Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Título: MODELAGEM E VALIDAÇÃO DE ÍNDICE DE CONFORTO AMBIENTAL PARA BUBALINOS NAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE BELÉMde metano entérico em bubalinos de corte no estado do Pará., Orientador: José de Brito Lourenço Júnior. Coorientador: Jamile Andréa Rodrigues da Silva.  Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal / Especialidade: Manejo de Animais. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados. 

 18. Celia Maria Costa Guimaraes

Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal - IFPA - Campus Cantanhal, antiga Escola Agrotécnica Federal de Castanhal. Graduada em Agronomia (1994) pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, Mestrado (1998) pela Universidade Federal de Lavras-MG. Atua na Produção de Bovino Leiteiro, é pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Difusão Tecnológica Agropecuária ? NUPAGRO/IFPA Castanhal, onde vem desenvolvendo pesquisas na área da Integração Lavoura ? Pecuária, colabora com a Universidade Federal do Pará/Castanhal, no curso de Medicína Veterinária, na execução de trabalhos científicos nas áreas de nutrição animal e avaliação de alimentos e resíduos da agroindústria para ruminantes.

Doutorado em andamento em Ciência Animal (Conceito CAPES 4). Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Orientador: José de Brito Lourenço Junior. Coorientador: André Guimarães Maciel e Silva. Palavras-chave: Subprodutos; Cordeiros; Digestibilidade; Torta murumuru; Torta cupuaçu.
Grande área: Ciências Agrárias. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

19. Cícero Paulo Ferreira

  1. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1928049024837401

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1997) e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2004). Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Castanhal. Bolsista do CNPq de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora. Avaliador de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação MEC/INEP. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Solo e Nutrição de Plantas e em Educação do Campo.

 20. Danileno Meireles do Rosário

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0991742627740305

Especialista em Informática em Educação (UNAMA/2012). Graduado em Engenharia de Computação (UFPA/2007). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Administração em Redes de Computadores. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), nos cursos "Técnico em Redes de Computadores" e "Licenciatura em Computação". Também é aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFPA.

21. Edilson Carvalho de Moraes

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8275587495804804

Possui graduação em MEDICINA VETERINÀRIA pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1978), graduação em LICENCIADO NO SETOR DE TÉCNICAS AGROPECUÁRIAS pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1982) e mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (1998). Atualmente é estatutario do IFPA-campus castanhal e professor de ensino basico técnico e tecnologico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem experiência na área de Zootecnia criação de bovinos, avicultura de corte, avicultura postura, avicultura caipira. Doutorado em andamento em Doutorado em Fitotecnia. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil. Com período sanduíche em Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Orientador: Jailma Suerda Silva de Lima). Título: CAUPI-HORTALIÇA CONSORCIADO COM BETERRABA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES QUANTIDADES DE FLOR-DE-SEDA E ARRANJOS ESPACIAIS, Orientador: Jailma Suerda Silva de Lima. Coorientador: Franciso Bezerra Neto.

 22. Eldeenaldo Ferreira da Silva

Graduação em Geografia (Licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (2004). Especialista em Educação Ambiental. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté -UNITAU/SP (2013). Professor efetivo concursado AD-4 da Secretaria de Estado de Educação do Pará (de 2007 a 2014). Professor efetivo concursado do IFPA - Campus Castanhal (desde 2010). Tem desenvolvido suas atividades docentes com turmas do nível médio e superior. Ex membro do conselho (eleito nível D1) da CPPD do IFPA. Atualmente está como Coordenador Geral do Curso de Geografia do IFPA pelo PARFOR (desde 2010), está com jornada de trabalho 40h Dedicação Exclusiva a partir de 2014.

23. Eliane dos Santos da Silva

Possui graduação em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade da Amazônia (2001) e Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente professora de pós - graduação da Faculdade Ideal e professora de Higiene Ocupacional I ; II do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia- IESAM;Engenheira de Segurança do Trabalhou na EMPRESA SOCOCO S/A, Ingressou no IFPA - Instituto Federal do Pará em Março /2014. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO E HIGIENE OCUPACIONAL.

 24. Elissuam do Nascimento Barros de Souza

Possui graduação em Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará (2010). Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), onde atua, principalmente, em projetos de extensão bem como em cursos de graduação e ensino médio. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical. Especialização em Metodologia do Ensino da Música. (Carga Horária: 420h). Instituto Pedagógico de Minas Gerais, IPMIG, Brasil. Título: FAZENDO RAP A PARTIR DE PROBLEMAS SOCIAIS DO MEIO RURAL, UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MUSICAL PARA O CURSO PROCAMPO - IFPA CAMPUS ALTAMIRA.

25. Ericson Sarmento Costa

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Pará (2007). Mestrado, em conclusão, em Ciência da Computação na Universidade Federal do Pará (2013), com enfase em sistemas inteligentes, Sintese de voz.

 26. Ethiene Cavalléro Barroso

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0014469737536627

Licenciada em Educação Física pela UEPA; Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE; Especialista em Atividade Física, Qualidade de Vida e Envelhecimento pela UNOPAR; Especialista em Educação Física Escolar pela UEPA.

 27. Evelyn Ivana Trindade Damasceno Alves

Graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (2007). Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2008). Doutora em Ciencia e Tecnologia de Alimentos (2015). Atua na área de Tecnologias e Microbiologia de Alimentos.

 28. Everaldo Raiol da Silva

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará (2014), Especialista em Matemática e Aperfeiçoamento em Matemática, pela Universidade do Estado do Pará (1999), Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1999), atualmente é professor do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará, Campus Castanhal. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Numérico, Equações Diferenciais, Geometria Analitica, Teoria dos Números, História da Matemática, Fundamentos da Matemática Elementar I e II e Matemática do Ensino Médio.

 29. Félix Lélis da Silva

Possui doutorado em Ciências Agrárias pelo Programa de Pós graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia com pesquisa vinculada aos Agroecossistemas da Amazônia - UFRA (2016). Graduação em Estatística Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (2001), licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2013) com mestrado em Matemática e Estatística pela Universidade Federal do Pará (2007). Atuou como estatístico na Escola de Governo do Estado do Pará, professor da Faculdade de Tecnologia da Amazônia, tutor à distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e nos programas PRONATEC e PARFOR. Atualmente é professor do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal atuando na área de Estatística, Matemática e Computação.

 30. Fernando Sarmento Favacho

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1999), Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica pelo antigo CEFET - PA (2008), Mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010) e Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil. (2015). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal. Tem experiência na área de Agroecologia e Educação, com ênfase em Sistemas de Produção Integrados e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Criação (Pequenos e médios animais), Permacultura, Sistemas Agroflorestais e Ensino Integrado.

 31. Gideão Costa dos Santos

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2001), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2004) e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2012). Atualmente é professor do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal (IFPA/Castanhal) . Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: composição e estrutura florística, floresta de várzea, teoria de sistemas aplicada ao uso dos recursos naturais.

32. Gilberta Carneiro Souto

Engenheira Agrônoma, com Curso Superior de Formação de Professores de Disciplinas Especializadas no Ensino de 2º Grau, Esquema I. Atualmente é concursada exercendo suas atividades como Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. Desenvolve ações de Ensino e Pesquisa na área de Fitotecnia, com ênfase em Agroecologia. Doutorado em andamento em Doutorado em Fitotecnia. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil. Orientador: Leilson Grangeiro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

33. Gustavo Henrique Barbosa

Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006), mestrado (2010) e doutorado (2015) em História Social da Cultura na Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve atividades como professor na área de História, Educação e Metodologia científica.

 34. Inácia Maria Carneiro Thury

Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (1981) e Mestrado em Educação: História e Memória pela Universidade Federal do Ceará (2012). Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Instituto Federal do Pará- Campus Castanhal.

 35. Jaime Luis Cardoso da Cruz Filho

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Pará(2006) e mestrado em Física pela Universidade Federal do Pará(2010). Atualmente é Professor de ensino básico, técnico e tecnoló do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos.

Doutorado em andamento em Física (Conceito CAPES 6). Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. Orientador: Thiago Rodrigues de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral / Especialidade: Física Clássica e Física Quântica; Mecânica e Campos. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral / Especialidade: Física Estatística e Termodinâmica.

36. Javier Dias Pita

 Javier Dias Pita é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2009), possui o Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Georreferenciamento de Imóveis Rurais pelo Instituto Federal do Pará (2009) , Mestrado em Ciências Florestais na Universidade Federal Rural da Amazônia (2011) e doutorado em Entomologia Agrícola pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP) campus Jaboticabal. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal, ministrando as disciplinas de Topografia e Geoprocessamento.

Doutorado em Agronomia (Entomologia Agrícola) (Conceito CAPES 5). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Título: Distribuição Espacial da deriva em pulverizações na cultura da laranja, Ano de obtenção: 2015. Orientador: Marcelo da Costa Ferreira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Entomologia Agrícola. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários. 
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agricultura de Precisão.

 37. João de Jesus Farias Canto

Mestre em Educação pela Universidade Federa do Ceará (2011), Especialização em Educação Matemática (1996), graduado Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro de Estudos Superiores do Pará (1996) e Licenciado em Matemática pela Universidade da Amazônia - UNAMA (1986). Foi Diretor do Departamento de Informática - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP e Coordenador do Ponto de Presença da RNP no Amapá - PoP - AP da RNP no Estado do Amapá. Tem experiência como professor de Matemática no Nível Médio e Técnico e como professor de Informática no nível Superior e Técnico. Tem experiência administrativa na área de Educação e de Informática. Atualmente é professor de Informática e Coordenador do Núcleo de Educação a Distâncias do IFPA - Campus Castanhal.

38. João Tavares Nascimento

Possui graduação em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Atualmente é Professor Titular do Quadro Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Castanhal (IFPA-Campus Castanhal). Também é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Rural Sustentável do IFPA-Campus Castanhal, atuando no Curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, desde 2012. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase às sub-áreas áreas de Ciências do Solo e Água, como estudos em física do solo, matéria orgânica e fertilidade do Solo, Manejo de Culturas e Conservação do Solo e Água, assim como vem desenvolvendo trabalhos com uso de leguminosas em manejo como adubação verde e fixadora biológica de Nitrogênio, indicadores de qualidade de solos como Carbono e Nitrogênio da Biomassa Microbiana, estudos da simbiose entre fungos micorrízicos-arbusculares e plantas regionais da Amazônia, manejo e dinâmica em agroecossitemas sustentáveis da Amazônia. Há mais de 25 anos vem atuando no ensino técnico agropecuário na Amazônia, no ensino de graduação e pós-graduação stricto sensu, do IFPA-Campus Castanhal.

39. Jonas Fernandes Costa

Graduado em Ciências Sociais (Universidade Federal de Goiás -UFG- 2004); Especialista em Ciência Política (partidos e eleições), Universidade Federal do Pará - (UFPA 2008), Mestre em Sociologia (UFPA 2009); professor efetivo do Instinto Federal do Pará (IFPA), campus Castanhal.

 40. José Alcimar dos Santos

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM COMPUTAÇÃO pela Universidade Estadual do Piauí (2004), PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM BANCO DE DADOS pelo IFPI - Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Piauí e MESTRADO EM COMPUTAÇÃO APLICADA - Título: Tecnologia da Informação Aplicada ao Cooperativismo Rural: Estudo de Caso da COFRUTA (Cooperatuva de Fruticultores) pelo IFPA - Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal, foi professor da Universidade Estadual do Maranhão, foi professor substituto da Universidade Estadual do Piauí, foi Coordenador de Curso: Licenciatura Plena em Computacão Polo Luzilandândia-PI, atualmente é professor do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Educacao. Mestrado em Din e Man. de Agroec. e G. Alimentar. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil. Título: Tecnologia da Informação Aplicada ao Cooperativismo Rural: Estudo de Caso da COFRUTA,Ano de Obtenção: 2015. Orientador:  Dr. Luis Nery Rodrigues. Coorientador: Adeabaro Alves dos Reis.

 41. José Gilberto Sousa Medeiros

Engenheiro Agrônomo formado pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará em 1985, hoje Universidade Federal Rural da Amazônia, com Especialização em Heveicultura (1985) e Licenciatura Plena (1997). Mestrado em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009 - Bolsista CAPES). Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal) na UFPR, Curitiba. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Campus Castanhal. Atua nas áreas de Fruticultura, Culturas Industriais e Propagação de Plantas. Doutorado em andamento em Agronomia (Produção Vegetal) (Conceito CAPES 5). Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Título: Caracterização Fenológica, Produção e Qualidade de Frutos de Mirtilo em Cultivo Orgânico, Orientador: Luiz Antonio Biasi.

42. Juliana Simões Nobre Gama

Engenheira agrônoma e Mestre em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Ciências, com área de concentração em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas, UFPel, RS. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Castanhal, atuando nos Cursos de Agronomia, Técnico em Agropecuária e Técnico em Agroindústria. Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil. Título: Adubação silicatada na produção e qualidade de sementes e fibras de algodão (Gossypium hirsutum L.), Ano de obtenção: 2014. Orientador: Antônio Carlos Sousa Albuquerque Barros. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

 43. Kézia Ferreira Alves

Formada pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) como Engenheira Agrônoma (2005). Possui título de Mestre em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008). Exerce o cargo de professora do ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Castanhal desde 2010. Ministra aulas teórico-práticas, envolvendo culturas agrícolas para o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio e subsequente; no curso de engenharia agronômica, ministra as disciplinas microbiologia geral, fitopatologia agrícola, Manejo Integrado de Pragas e Doenças e Fitotecnia III. Em seu currículo Lattes as linhas de pesquisa na contextualização da produção científica e tecnológica estão relacionados a: Trabalhos de extensão com hortas comunitárias e aproveitamento de resíduos da mandioca; Diagnose e identificação de agentes nocivos em plantas cultivadas (coqueiro e açaizeiro); Controle alternativo in vitro utilizando óleos essenciais e extratos vegetais de plantas com potencial antimicrobiano sobre Colletotrichum gloeosporioises, Fusarium verticillioides, Curvularia spp. e Nigrospora spp.; Identificação de microrganismos biocontroladores na região amazônica. Doutorado em andamento em Doutorado em Fitotecnia. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil. Título: Diversidade de Colletotrichum spp. proveniente de frutos de açaizeiro (Euterpe olerracea Mart.) no Pará., Orientador:  Rui Sales Júnior. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

 44. Klewton Adriano Oliveira Pinheiro

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (2001), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade da Amazônia e Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2004). Atualmente é Doutorando do Curso de Ciências Agrárias da UFRA e professor de Sistemas Agroflorestais do IFPA Campus Castanhal. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal, atuando principalmente no Inventário Florestal, Fitossociologia, Segurança do trabalho em atividades florestais, Viveiros Florestais e Tratamentos Silviculturais.

 45. Léa Carolina de Oliveira Costa

Oceanógrafa formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Aquicultura pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Atualmente é professora do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Castanhal, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura (NUPA) Norte 3. Mestrado em Aqüicultura (Conceito CAPES 5). Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil. Título: Policultivo de tainha (Mugil platanus) e camarão (Litopenaeus vannamei) em viveiros.,Ano de Obtenção: 2009. Orientador:  Professor Doutor Mario Roberto Chim Figueiredo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Policultivo; camarão marinho; Mugil platanus. Grande área: Ciências Agrárias. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia. Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Atividades dos Serviços Relacionados Com Estas Atividades.

 46. Lian Valente Brandão

 Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2004) e Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2011). Atualmente é Coordenador Geral do Ensino de Graduação do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal, envolvendo os Cursos de Tecnologia em Aquicultura, Agronomia, Programa de Formação Continuada de Professores e Licenciatura em Educação no Campo. Além disto, é membro do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura - Norte 03. Tem experiência na área Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Aquicultura de espécies nativas e Nutrição de organismos aquáticos.

 47. Liliane Freitas Costa Barros

Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007). Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2004). Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (2009). Doutorado em andamento em programa de pós-graduação em ciências sociais. 2012. Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Título: Apropriação e Uso dos Recursos Naturais, Orientador: Heribert Schmitz.

 48. Louise Ferreira Rosal

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2002), mestrado em Agronomia (Fitotecnia/Biotecnologia/Cultura de Tecidos Vegetais) pela Universidade Federal de Lavras (2004) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia/Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (2008). Atualmente é professora do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Castanhal atuando nos Cursos de Agronomia, Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroindústria e Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares. É Coordenadora do Curso de Agronomia, Coordenadora do Curso de Doutorado Interinstitucional/DINTER entre o IFPA-Campus Castanhal e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA, Coordenadora e Tutora do Programa de Educação Tutorial, PET Agronomia. Tem experiência na área de Horticultura, com ênfase em produção vegetal, cultivo e manejo de plantas medicinais, etnoconhecimento, etnobotânica, produção orgânica, química de produtos naturais e biotecnologia.

 49. Lucival Cordovil de Ataíde

Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1979) e graduação em Licenciatura com Habilitação em Cõnstruções Rurais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1981), especialização pela Universidade Federal do Pará em Educação Ambiental (1994). Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tecnológico do INTITUTO FEDERAL DO PARÁ, CAMPUS CASTANHAL.

 50. Luis André Luz Barbas

Graduado em medicina veterinária (2002) pela Universidade Federal Rural da Amazônia com mestrado em ciência animal (2004) e licenciatura plena em biologia (2005) pela Universidade Federal do Pará. Realizou doutorado na modalidade sanduíche (2014) na University of Liverpool, Institute of Integrative Biology, no Reino Unido, pesquisando fisiologia, comportamento e bem-estar em organismos aquáticos submetidos a estresse. Doutor em Aquicultura (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e atualmente é professor do quadro efetivo do ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal. Desenvolve trabalhos em fisiologia de peixes e piscicultura continental, inclusive espécies ornamentais.

 51. Luis Nery Rodrigues

Licenciado em Ciências Agrícolas (1989) e graduado em Engenharia Agronômica (1992), ambas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor de ensino básico, técnico e tecnológico - Quadro permanente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Castanhal. Possui Mestrado em Engenharia Agrícola (UFPB) e Doutorado em Engehnaria Agrícola (UFCG). Tem experiência na área de Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, salinidade, estresse hídrico e reúso de água na agricultura. Doutorado em Engenharia Agrícola. Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil. Título: Níveis de reposição da evapotranspiração da mamoneira irrigada com água residuária, Ano de obtenção: 2008. Orientador: Pedro Dantas Fernandes; Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Ricinus communis L.; reúso; Estresse hídrico; esgoto doméstico. Grande área: Ciências Agrárias. Setores de atividade: Produção Vegetal.

 52. Marcela da Silva Cordeiro

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade Federal do Pará (2003), Mestrado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2006) e Doutorado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2011). Tem experiência na área de Biologia da Reprodução, com ênfase em Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção in vitro de embrião bovino e bubalino, criopreservação celular e expressão gênica embrionária.

 53. Marcelo de Almeida Heidemann

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1999), atualização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2006) e mestrado em Engenharia Civil na área de recursos hídricos e saneamento ambiental pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é professor do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, concursado para a disciplina de Topografia e GPS. Tem experiência na área de Geociências, Geodésia Física, Cartografia Digital, Topografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento.

 54. Marcelo Ferreira Torres

É graduado como Bacharel em Ciências Biológicas - Mod. Biologia, pela Universidade Federal do Pará (1993); Especialista em Curso Internacional sobre Políticas Pesqueiras nos Países da Pan-Amazônia, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (1996); Mestre em Zoologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (1999) e Doutor em Ciências Sócio-Ambientais, pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - PDTU, da Universidade Federal do Pará/Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (2007). Atualmente é pesquisador no Laboratório de Aquicultura de Espécies Tropicais - LAET do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Castanhal. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ictiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação e manejo de recursos pesqueiros da costa norte do Brasil e de águas interiores, pesca ornamental, conservação e manejo de recursos pesqueiros ornamentais, além de aquicultura ornamental. Atualmente coordena o Projeto de Conservação da Biodiversidade de Peixes Ornamentais de Importância Econômica: Desenvolvendo Tecnologias de Reprodução e Cultivo, onde estão em desenvolvimento ou em preparativos pesquisas relacionadas à nutrição, reprodução e cultivo de espécies ornamentais nativas da bacia Amazônica, além de outras pesquisas em ecologia, fisiologia de peixes e toxicologia.

 55. Maria Grings Batista

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Pará (2006) e mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2009), tendo como titulo de dissertação: TERRA DA FAMÍLIA - FAMILIA DE TRABALHO: Estudo de famílias agricultoras no Nordeste Paraense. Atualmente é professora efetiva da disciplina de extensão rural no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA - Campus Castanhal). Cursando Doutorado em Fitotecnia pela UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) na linha de pesquisa de Manejo de Plantas daninhas. Doutorado em andamento em Doutorado em Fitotecnia. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil. Orientador:  Francisco Cláudio Lopes de Freitas. Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

 56. Mário Médice Costa Barbosa

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (1998), Especialização em História Social da Amazônia (2001), Mestrado e Doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e (2010), respectivamente. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - campus Castanhal. Atualmente é Diretor Geral do IFPA câmpus Breves. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Amazônia, do Brasil, Contemporânea, Educação do Campo e Educação Etnicorracial, atuando principalmente nas linhas de Cultura e Poder, Cultura e Natureza, identidades, Regionalismos e Educação Profissional.

 57. Maria Regina Sarkis Peixoto Joele

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará (1987), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação do Pará. Tem experiência na área de Engenharia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia, atuando principalmente em: tecnologia de carnes e derivados, tecnologia de frutas e hortaliças, alimentos com reduzido teor de gordura, embalagem de alimentos e análises física e sensorial de alimentos.

 58. Marzane Pinto de Souza

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1995), Especialização em Teoria Antropológica pela UFPA (1999), Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente, é professora do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal, atua no ensino médio tecnológico, nível superior e pós-graduação. Também tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Extensão Rural.

 59. Nelson de Lima Ribeiro

Possui Licenciatura em Ciências de 1º Grau pela Universidade Federal do Pará (1987), Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995) e Especialização em Educação para Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Pará (2009). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal. Tem experiência na área de ensino de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada às Ciências Agrárias para os níveis Fundamental e Médio.

 60. Raimundo Negrão Neto

Possui graduação em Licenciatura plena em Química pela Universidade Federal do Pará (2007), mestrado em Química pela Universidade Federal do Pará (2010) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Pará (2014). Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Castanhal. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente com Cromatografia Líquida de Alta Eficiência.

 61. Regiara Croelhas Modesto 

Engenheira Agrônoma graduada em 2002 na Universidade Federal Rural da Amazônia e Mestre em Agronomia, área de concentração Biologia Vegetal Tropical, em 2005 pela mesma instituição. Especialista em Gestão, Consultoria, Auditoria e Perícia Ambiental titulada pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (2011). Têm experiência nas áreas de Agronomia, em especial, as relacionadas aos temas: Extensão Rural,Educação Ambiental, Desenvolvimento Rural e Políticas Públicas.

 62. Reginaldo Pinheiro da Silva

Possui graduação em letras pela Universidade Federal do Pará (1986, especialização em língua portuguesa, especialização em educação para as relações étnico-raciais; mestrado em ciências da educação - universidad del Norte (2008)e doutorado em Ciências da Educação Universidad Politecnica Y Artistica Del ParaguayUPAP (2010) Exerceu os cargos de Diretor do Departamento de Ensino e Diretor Geral Substituto no IFPA - Campus Castanhal. Atualmente é membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente deste Instituto; participou da Banca de correção das redações do 2.º processo seletivo/2011 - vestibular do IFPA; atua como professor no Plano Nacional e Formação de Professores - PARFOR - Curso de Geografia. Realizou curso de Direito Educacional Brasileiro e Direito Administrativo. Atualmente exerce a função de Diretor de Ensino e Diretor Geral Substituto do Câmpus Castanhal/PA.

 63. Ricardo Augusto Martins Cordeiro

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia (concentração solos e nutrição de plantas) e Doutor em Ciências Agrárias (concentração em agroecossistemas da Amazônia) pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA. É Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA - Campus Castanhal). Docente dos cursos de Agronomia, Técnico em Agropecuária e Técnico em Florestas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do solo e nutrição de plantas. Atualmente desenvolve pesquisas com as seguintes culturas: Euterpe oleracea Mart., Elaeais guineensis Jaquim., Zea mays, Brachiaria brizantha cv. Marandú e Pennisetum purpureum Schum. Doutorado em Ciências Agrárias (Conceito CAPES 3). Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil. Título: Crescimento e nutrição mineral do açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.), em função da idade em sistemas agroflorestais no município de Tomé Açu, Pará, Ano de obtenção: 2011. Orientador:  Ismael de Jesus Matos Viégas. Palavras-chave: Açaí; Nutrição do açaizeiro; Sistemas Agroflorestais; Fertilidade do solo e adubação; Nutrição mineral. Grande área: Ciências Agrárias. 

Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Energia de Biomassa Florestal. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal; Pesquisa e desenvolvimento científico.

 64. Roberta de Fatima Rodrigues Coelho

Possui graduação em Engenharia florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1999), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2001) e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2008). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Castanhal. Tem experiência na área de Manejo florestal, Silvicultura, sistemas agroflorestais e agroecologia. Coordena o Núcleo de Estudo em Agroecologia e o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de empreendimentos Agroalimentares do IFPA-Castanhal.

 65. Roberto Dias Lima

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (1996). É Prof. do Ensino Básico Técnico e Tecnologico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Castanhal , atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Ensino Técnico, profissionalização,compactação do solo, contextualização e interdisciplinaridade. Tem especialização em Física contemporânea pela Universidade Federal do Pará e Mestrado no Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, tendo defendido sua dissertação cujo tema é COMPACTAÇÃO DO SOLO: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE FÍSICA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA em 24 de Fevereiro de 2012 e aprovada pela banca examinadora constituida pelo Prof. Dr Gabriel de Araújo Santos (UFRRJ), Prof. Dr. Antônio Luciano Baia Neto (UFRRJ) e Prof. Dr. Eduardo Soares Rodrigues (IFTM). Professor da Disciplina Noções de Astronomia no Programa PARFOR, no curso Licenciatura em Geografia, polo Paragominas. Supervisor de TAC dos cursos de Licenciatura em Geografia e Informática, polo Paragominas. Supervisor da área de Agropecuária no Programa PRONATEC, no Campus Castanhal, polo Curuçá e professor da Disciplina Eletricidade Básica,no Programa PRONATEC, Campus Castanhal. Atualmente assumiu a Direção Geral do IFPA Campus Castanhal para um mandato de quatro anos, Portaria Nº 602 DE 30/04/2015 - Gab / IFPA.

66. Romier da Paixão Sousa 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1999), mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2002) e mestrado em AgroecologIa: un enfoque para el Desarrollo rural pela Universidade Internacional de Andalucia (2011), Doutorado em Estudios Medioambientales pela Universidad Pablo de Olavide (2015). Trabalhou como agente de ATER em assentamentos rurais (2001-2002); Atuou como Assessor Técnico em Organizações da Sociedade Civil do campo agroecológico, onde foi membro da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) (2003-2005); Desde 2005 é professor efetivo de ensino básico, técnico e tecnológico do IFPA - Campus Castanhal, onde foi coordenador do Projeto de Curso de Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia no IFPA Castanhal/PRONERA, Coordenou em nível estadual do Programa Saberes da Terra na Amazônia Paraense, Foi Diretor de Educação Agrícola do IFPA e Diretor de Ensino do Campus Castanhal do IFPA. Desenvolveu diversas atividades de formação, pesquisa e extensão tecnológica junto à comunidades rurais Amazônicas, possuindo publicações relacionadas aos temas da Agroecologia, Manejo Florestal Comunitário e Educação profissional do campo. Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa ? Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia vinculado ao CNPq; é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), como Vice-Presidente Norte e participa ativamente da Rede Norte de Núcleos de Estudos de Agroecologia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, educação profissional, extensão rural; Amazônia e educação do campo.

 67. Rosana Cardoso Rodrigues

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1994), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1997) e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2006). Atualmente é professora do Instituo de Educação Ciência e Tecnologia do Pará, campus Castanhal. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, Olericultura, Fruticultura e Sistemas Agroflorestais, atuando principalmente nos seguintes temas: Identificação de fitonematóides, produção de hortaliças, cultivo de fruteiras tropicais e arranjos agroflorestais.

 68. Rozita de Sousa Farias

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1987) e Especialização em educação técnica de nivel médio integrada ao ensino médio modalidade PROEJA (CEFET - PA 2007) . Atualmente é professora do Ensino Basico Tecnico e Tecnologico no IFPA Campus Castanhal.

 69. Rubens de Oliveira Meireles

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1996), graduação em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2012), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2003) e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2012). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

70. Sandro Soares Rodrigues

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Graduação em Teologia Pela Faculdade São Bento da Bahia (em conclusão). Pós-graduação em Filosofia Contemporânea pela Faculdade São Bento da Bahia (2012) . Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2014).Professor efetivo do Instituto Federal do Pará. Foi Professor substituto da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Professor efetivo da Universidade do Estado do Amapá (AEAP).

 71. Shirley Silva do Nascimento

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2008). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2011). Especialista em Lazer pela Universidade do Estado do Pará. Atuando e debatendo temas relacionados principalmente a área de conhecimento da Educação Física, inclusão, prática pedagógica, educação, educação do campo, ludicidade, cultura, recreação, esporte e lazer. Atuando como professora efetiva de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/ Campus Castanhal com turmas de Técnico Agropecuária Integrado ao Ensino Médio Regular e do Programa Nacional de Educação de Jovens e Adultos (PROEJAS Quilombolas e Saberes da Terra). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará na linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia e membro do grupo do grupo de pesquisa Cultura e Memórias Amazônicas na linha de Memória e História ( UEPA) assim como do grupo de pesquisa Saberes, Educação, Interculturalidade e Variações Témáticas Sobre a Amazônia ( IFPA).

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 3). Universidade do Estado do Pará, UEP, Brasil. Título: Saberes, Brinquedos e Brincadeiras: vivências lúdicas de crianças da comunidade quilombola Campo Verde/PA.,Ano de Obtenção: 2014. Orientador:  Nazaré Cristina Carvalho. Palavras-chave: Saberes. Brinquedos. Brincadeiras. Crianças. Educa.

 72. Suelene de Jesus do Carmo Corrêa

Possui Mestrado em Ciência da Computação na área de Sistemas Inteligentes pelo PPPGCC - UFPA, graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Pará (2007) e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará (2006). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnoló do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, Tecnologias de Informação, Banco de Dados, Séries Temporais, Redes Neurais, Redes de Computadores, Sistemas Inteligentes, Engenharia de Software.

Doutorado em andamento em Engenharia Elétrica (Conceito CAPES 5). Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Título: Investigação de Novas Metodologias para Geração de Bases de Dados para Treinamento de Mapeadores E/S utilizando Teoria da Informação, Orientador: Adriana Rosa Garcez Castro.

 73. Suely Cristina Gomes de Lima

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (1997), Mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Fedral Rural da Amazônia (2011). Atualmente é professora de ensino Báico, Técnico e Tecnológico do Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Castanhal. Tem experiência na área de Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Produtos de origem animal e vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de leite e derivados, tecnologia de produtos fermentados e microbiologia e conservação de alimentos.

 74. Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (1996), especialização em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (1997),mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É pesquisadora DT do CNPq, Coordenadora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e da Rede de Incubadoras de Empreendimentos Solidários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e professora D4 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Castanhal atuando nos cursos de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, cursos de graduação em Aquicultura e Agronomia e do curso técnico em Agroindústria. Foi coordenadora de Inovação, do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPA em 2013 e 2014 e Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual. É professora adjunta da Universidade do Estado do Pará nos cursos de mestrado acadêmico em Ciências Ambientais e graduação em Tecnologia de Alimentos, onde também exerceu por três anos a Coordenadora do Laboratório de Tecnologia de Alimentos. Foi coordenadora do Dinter Novas Fronteiras em Tecnologia de Alimentos entre a UEPA e UFV. É professora colaboradora da Universidade Federal do Pará no curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Tem experiência na área de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando na área de Engenharia de Processos, Análise e Controle de Processos, Tecnologia de carnes e pescados, Desenvolvimento rural e Gestão de Empreendimentos agroalimentares.

 75. Tiago de Melo Sales

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2008), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011) e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (2015). Tem experiência na área de Fitossanidade, com ênfase em Entomologia.

 76. Tiago Pereira Brito

Formado em Bacharelado em Oceanografia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2005), mestre em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2008). Atuou como professor substituto da Faculdade de Oceanografia - UFPA durante o ano de 2009. Desde janeiro de 2010 atua como Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Campus Castanhal. Membro do Núcleo de Pesquisa Aplicado a Pesca e a Aquicultura - NUPA - Norte III e do Grupo de Estudos Pesqueiros e Aquícolas - GEPAq.

 77. Veronica Damasceno de Souza Feitoza

Possui graduação Letras Portugês e Inglês pela Universidade de Pernambuco (2004). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Mestrado em andamento em Educação Agrícola (Conceito CAPES 3). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil. Orientador: Simone Batista da Silva.

 78. Walber José Magalhães Pereira

Possui graduação em Letras (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Pará (1986). Atualmente é efetivo da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e professor do Instituto Federal de Educação Tecnologica de Castanhal Pará (IFPA). Tem especialização em Lingüística, com ênfase em Lingua Indígena (Tupi) e Docência do Ensino Superior, com ênfase em Afetividade no Ensino de Línguas, atuando também no Teatro e no cinema. É Professor ativo vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR/UEPA, na condição de Professor Formador II, atuando nas disciplinas: Inglês Instrumental, Alemão e Grego. É Vice-Presidente do Partido Verde de Castanhal/PA.

 79. Welliton de Lima Sena

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1999), Mestrado em Agronomia, área de concentração Solos e Nutrição Mineral de Plantas pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2001) e Doutorado em Ciências Agrárias, área de concentração em Sistemas Agroflorestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2006). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal, nas disciplinas de Mecanização Agrícola e Culturas Sazonais.Tem experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em Olericultura, Hidroponia, Fertilidade de Solos, Mecanização Agrícola, Culturas Sazonais, Fertirrigação e Agricultura Familiar.

 80. Willen Ramos Santiago

Engenheiro agrônomo (2009) e mestre em agronomia (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Atualmente é professor do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Castanhal. Doutorando em Fitotecnia, pela Universidade Federal Rural do Semiárido, desde 2013. Atua especialmente nas áreas de ecologia de ecossistemas e agroecossistemas tropicais, e sustentabilidade ambiental de agroecossistemas amazônicos.
Doutorado em andamento em Fitotecnia (Conceito CAPES 5). Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil. Título: Caracterização morfoagronômica, qualidade nutricional e tolerância a condições adversas de água no solo de variedades crioulas de feijão-caupi cultivadas no Estado do Pará, Orientador:  Salvador Barros Torres. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Amazônia; Agricultura familiar; Diversidade genética; Estresse hídrico. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Produção e Beneficiamento de Sementes. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Melhoramento Vegetal.

 81. Ricardo Bentes Kato

Doutorando do PRODERNA-UFPA (Programa de Doutorado de Recursos Naturais da Amazônia). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Administração Pública. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará. Professor efetivo do IFPA (Instituto Federal do Pará). Professor Substituto da UFPA do curso de Engenharia Civil. Professor da Graduação e da Pós-Graduação de Faculdades particulares. Foi professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA) no curso de Engenharia de Produção. Diversos trabalhos orientados (Graduação e Pós-Graduação). Diversas participações em bancas de TCC´s. Consultor em qualidade e planejamento, tendo trabalhos profissionais desenvolvidos em certificações em ISO e PBQP-H. Monitor de disciplina durante a graduação em Engenharia Civil.

 82. Eziquiel de Morais

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Pará (2011) e mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (2014). Atualmente é professor do IFPA - Castanhal e aluno de doutorado da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: subprodutos da agroindústria na alimentação de cordeiros, torta de cupuaçu, óleo de palma e mitigação de metano em ruminantes.

Doutorado em andamento em Ciência Animal (Conceito CAPES 4). Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Orientador:  André Guimarães Maciel e Silva. Palavras-chave: Nutrição; Resíduo agroindustrial; Ruminantes; Biodisel. Grande área: Ciências Agrárias. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.

 83. Anne Suellen Oliveira Pinto

Possui graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará(2007) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará(2009). Atualmente é Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

 84. Caroline Azevedo Rosa

Possui graduação em Farmácia (2008). Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012) e Doutorado em andamento pela mesma universidade, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Carlos Schenberg (Laboratório de Neurobiologia). Possui experiência em Química Medicinal, nos estudos neuro-biológicos e neuro-químicos de diversos transtornos psiquiátricos, dosagem em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência de neurotransmissores e neuropeptídeos. Foi Técnica de Laboratório do Instituto Federal do Espírito Santo e atualmente é Docente na área de Bioquímica do Instituto Federal do Pará (IFPA).

 85. Maria Angélica Cezário

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2009) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Foi professora da Secretaria de Educação de Goiânia (2011-2015), professora no curso de Pedagogia na Faculdade Nossa Senhora Aparecida (2014-2015) e formadora do Ministério da Educação e Cultura no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012-2015). Atualmente é docente concursada no Instituto Federal do Pará atuando nos cursos de licenciatura, cursos técnicos, projetos de pesquisa e extensão.

 86. Denise de Andrade Cunha

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2007) e mestrado em Botânica Tropical pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2009). Atualmente é integrante do Projeto Ecológico de Longa Duração de Caxiuanã onde desenvolve pesquisas relacionadas a ecologia vegetal de comunidades e populações. Doutorado em andamento em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE (Conceito CAPES 4). Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Título: A produtividade de espécies arbóreas de florestas de várzea em função de variáveis ambientais e da sazonalidade no estuário da Amazônia Oriental, Orientador:  Leandro Valle Ferreira.

87- REINALDO SALES

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Gama Filho (2013). Especialista em Ciências Sociais pela UFPA (2006). Cursou Aperfeiçoamento em Culturas, Historicidade e Diversidade Étnico Racial na Amazônia pela UFPA (2010). Graduado em Ciências Sociais pela UFPA (2002). Professor do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Castanhal.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página