Festa Junina - Arraial de milhões

• Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 19h34
  • Última atualização em Domingo, 26 de Junho de 2022, 22h05

Após dois anos o clima junino tomou conta novamente do campus Castanhal, o arraial de milhões, festa junina organizada pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e apoio da Comissão de Formatura do IFPA campus Castanhal, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), Grêmio Estudantil Livre Edson Luíz e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), Comando de Greve Local. O arraial de milhões do IFPA campus Castanhal teve tudo desde as comidas típicas, bingo, gincanas, quadrilhas, boi e desfile de misses. Teve ainda participação especial do grupo de carimbó Viva a Vida de São Francisco do Pará.

A Assessoria de Comunicação do campus conversou com os organizadores do arraial junino do IFPA campus Castanhal.

Assessoria de Comunicação: Qual a importância de evento junino após dois anos de suspensão de atividades dessa natureza?

Professora Shirley Nascimento e membra do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL): Depois de termos vivenciados momentos tão tristes e de muitas perdas de pessoas queridas. Esse momento ganha um significado mais especial de podermos celebrar a vida, o acolhimento, a coletividade, o pertencimento, construir e fortalecer os laços com a nossa comunidade institucional e não institucional valorizando e vivenciando o alcance da arte, do esporte e do lazer no campus, no processo de formação humana e profissional”, conclui a professora.

Assessoria de Comunicação: Qual balanço do arraial em meio a um movimento de reivindicação?

Professora Maryjane Gomes, membra do SINASEFE seção Pará e integrante do comando de greve local do campus Castanhal: A gente pensou em organizar o dia junino que fosse um dia de atividades culturais, de atividades artísticas, de atividades de lazer para nossa comunidade acadêmica apesar de a gente estar em um movimento paredista nós deflagramos ele como greve de ocupação conseguimos ao longo desse período manter algumas atividades: aulões e oficinas e o dia junino seria uma combinância do nosso mês de junho e que nessa culminância tivesse a representatividade forte da nossa cultura paraense, de artes construída pelos próprios alunos que  ficaram intensamente nas atividades de organização como, por exemplo, na construção do espaço na construção dos cartazes, na construção da programação então nós tivemos ampla uma adesão bastante significativa dos alunos.

O Grêmio Estudantil esteve presente também organizando através de alguns membros dele.
também tivemos representantes do Núcleo de Esporte e Lazer organizando a quadrilha junina e é interessante a gente ver como a gente consegue fazer a integração das nossas atividades, ou seja, um dia foi um dia de certa forma que culminou numa atividade pedagógica, porque na construção em si do tivemos, professores de português, pedagogas, tínhamos psicólogas, agrônomos e professores da base técnica e professores da base comum.

Os alunos do JIFES participam das equipes de esportes para trazer lazer. Então a importância desse evento é a integração do ensino e extensão com a participação de um Grupo Viva a Vida de São Francisco do Pará que voluntariamente das ações com alegria e disposição”, conclui a professora.

Assessoria de Comunicação: Qual papel da arte e qual sua importância em agregar grupos diferentes dentro da comunidade acadêmica?

Professor Bruno B.O, membro do Núcleo de Arte e Cultura (NAC): Acredito que em primeiro lugar a arte é um valor com potencial incrível de agregação entre as pessoas. A arte ela pressupõe a troca de sentimentos, de subjetividades entre os indivíduos numa determinada cultura, numa determinada sociedade. Então partindo desse pressuposto o evento vem com a importância de trazer mais uma vez a possibilidade de a gente estar trabalhando colaborativamente entre vários setores e vários núcleos dentro do nosso campus como foi o caso desse trabalho ter sido uma organização do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), e do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), com o apoio do Grêmio estudantil do comando de greve local e do Napne. Mais uma vez ressaltando que a arte conseguiu e possibilitou que diversos setores dentro do nosso campus pudessem oferecer uma atividade interessante que não foi exatamente uma festa como tradicionalmente acontece a gente ofereceu um dia de atividades juninas que teve suma importância a participação dos alunos principalmente daqueles ligados ao JIFS. A delegação dos JIFs também ressaltando que o nosso dia junino trouxe elementos culturais importante da memória cultural como a questão do mastro, a questão do boi, bumbá que a comunidade de forma geral acadêmica vivenciasse esse momento festivo” afirma o professor.

Assessoria de Comunicação: Qual a importância de momentos assim para a saúde mental da comunidade acadêmica?

Psicóloga Mônica Coeli, presidente do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE): "Importância desses momentos para a saúde mental da comunidade acadêmica aponto:  alegria, a construção conjunta de momentos felizes que traz significado a relação com o outro dentro do ambiente escolar. A escola é tudo isso, espaço de relações em que cada momento bom vivido preenche a memória de boas lembranças. O que favorece a saúde mental coletiva." conclui a psicóloga,

Confira aqui os registros do arraial de milhões.