Brasil



Quinta-Feira, 24 de Abril de 2014
Tamanho do texto:
  • Aumentar Texto
  • Texto Normal
  • Diminuir Texto
Home Ensino Técnicos Agroindústria

Técnico em Agroindústria

E-mail Imprimir
1. APRESENTAÇÃO

O cenário paraense apresenta atualmente um potencial de desenvolvimento da agroindústria, já contando com muitas empresas e uma produção relevante de alimentos industrializados. A partir desse contexto, para atender uma demanda de profissionais qualificados na área, esta instituição federal de ensino oferta a comunidade desde o ano de 1998, o Curso Técnico em Agroindústria. Desde o ano de 2007, o curso passou a ser ofertado somente na modalidade subseqüente.

2. OBJETIVOS

O objetivo do curso é formar profissionais para atuar na Agroindústria, aplicando tecnologias economicamente viáveis, capazes de apresentar atributos pessoais necessários à inserção no mercado de trabalho, executando atividades de gerenciamento, tendo em vista a compatibilização do desenvolvimento econômico com a conservação ambiental e a garantia da qualidade de vida; sabendo implantar, organizar e gerenciar atividades, seções, empresas e instituições ligadas à agroindústria, realizando atividades ligadas ao processamento de produtos agropecuários, conseguindo a qualidade exigida pelo mercado, em condições de segurança e higiene, respeitando e conservando o meio ambiente; absorvendo e desenvolvendo novas tecnologias, resolvendo problemas e atuando na melhoria dos processamentos de produtos Agroindustriais.O Curso é desenvolvido durante quatro semestres e aborda matérias referentes à microbiologia. Conservação e bioquímica dos alimentos, associativismo e cooperativismo, gestão e economia rural, processamento de produtos de origem vegetal e animal e tecnologia de produtos fermentados, totalizando uma carga horária de 1.370 horas mais 240 horas de estágio.

3. PERFIL PROFISSIONAL

O Técnico em Agroindústria está habilitado para atuar em indústrias de alimentos, órgãos de pesquisa, associações e cooperativas, gerenciando a elaboração, interpretação, execução e avaliação de projetos agroindustriais; gerenciando e realizando atividades do processamento de produtos agropecuários, desde a aquisição da matéria prima até a elaboração do produto agroindustrial, inclusive com controle da qualidade e aplicação das normas vigentes na produção, além de atuar em atividades de extensão, associativismo, pesquisa e assistência técnica. 

4. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

A organização curricular do Curso Técnico em Agroindústria baseia-se no agrupamento estrutural de conhecimentos básicos e profissionais necessários para o desenvolvimento do educando como profissional. O curso está organizado nas seguintes etapas e respectivas cargas horárias:

1º semestre
DisciplinasCarga Horária
Microbiologia, conservação e higiene de alimentos60
Bioquímica de alimentos I80
Processamento de Frutas e Hortaliças180
TOTAL320
2º semestre
DisciplinasCarga Horária
Bioquímica de alimentos II80
Processamento de Carnes e Derivados180
Embalagens60
Gestão e  Economia Rural60
TOTAL380
3º semestre
DisciplinasCarga Horária
Processamento de Leite e derivados180
Bromatologia60
Associativismo e cooperativismo40
Informática Básica60
Segurança no Trabalho50
TOTAL390
4º semestre
DisciplinasCarga Horária
Processamento de Glucídios e óleos180
Tecnologia de produtos fermentados60
Análise Sensorial40
TOTAL280
O Curso está composto de um total de 1370 horas.
Estágio Supervisionado de 240 horas
Carga horária total do curso: 1.610 horas