Sábado, 30 de Agosto de 2014
Home Notícias PARFOR - Compromisso com a educação

PARFOR - Compromisso com a educação

Por: Guaciara Freitas e Gleice Oliveira*

O IFPA Campus-Castanhal integra a rede de instituições federais responsáveis pela execução do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, instituído há um ano pelo governo federal, via Ministério da Educação, em cumprimento a leis e decretos que tratam do compromisso em investir na formação e capacitação de professores que atuam no ensino básico. O pólo de Castanhal, sediado no campus do IFPA, inicia as aulas do PARFOR no dia 05 de julho, com 138 professores matriculados nos três cursos de graduação ofertados pela instituição: Licenciatura em Informática; Licenciatura em Geografia e Pedagogia.

As aulas serão ministradas sempre nos meses de férias escolares, para garantir a participação dos mestres sem interferir em suas atividades docentes nos municípios de origem.

A Licenciatura em Informática oferta três turmas em três municípios diferentes: uma em Castanhal, uma no município de Bujaru e outra em Paragominas. A Lincenciatura em Geografia tem uma turma na cidade de Paragominas e o curso de Pedagogia oferta uma turma em Paragominas e outra em Bujaru.

No IFPA o PARFOR está vinculado a Pro- Reitoria de Ensino e no Campus Castanhal encontra-se sob a gestão do Departamento de Desenvolvimento Educacional, dirigido pela professora Msc. Gleice Oliveira e da Coordenação de Graduação, sob a responsabiidade da doutora Rosana Cardoso.  Cada curso tem um coordenador: Jorge Luis Moraes Valente (Licenciatura em Informática), Josiane Almeida (Curso de Pedagogia), Eldeenaldo Ferreira da Silva (Curso de Geografia).

O Comitê Gestor Interinstitucional do PARFOR, reúne um representante de cada instituição onde o plano será executado: Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Oeste Paraense (UFOPA), Universidade Federal Rural da Amazônia(UFRA), Universidade Federal do Pará(UFPA), Secretaria Estadual de Educação(SEDUC) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (Campus-Castanhal).

No Pará o PARFOR tem como meta formar 41.300 professores da rede pública de ensino em 13 anos. Os cursos serão realizados nos seguintes municípios: Altamira, Almeirim, Barcarena, Belém, Benevides, Bragança, Breves, Bujaru, Castanhal, Cachoeira do Arari, Cametá, Canaã dos Carajás, Capanema, Capitão Poço, Conceição do Araguaia, Dom Eliseu, Goianésia do Pará, Igarapé-Miri, Itaituba, Jacareacanga, Jacundá, Juruti, Marabá, Moju, Muaná, Novo Progresso, Oriximiná, Pacajá, Paragominas, Parauapebas, Ponta de Pedras, Redenção, Salinópolis, Salvaterra, Santana do Araguaia, Santarém, São Sebastião da Boa Vista, Tailândia, Tucumã, Tucurui  e Uruará .

* Gleice Oliveira é pedagogoa, diretora de ensino do IFPA Campus Castanhal/
Guaciara Freitas é jornalista, assessora de comunicação do IFPA Campus Castanhal