Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Noticias > Últimas notícias > Ensino > Cursos > Graduação em Licenciatura em Informática
Início do conteúdo da página
Cursos

Graduação em Licenciatura em Informática

  • Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2017, 09h53
  • Acessos: 2432

O QUE É O CURSO

O curso de GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM INFORMÁTICA que objetiva formar professores com uma ampla e sólida visão, científica, tecnológica e pedagógica em informática, capazes de atuar no ensino fundamental, ensino médio e educação profissionalizante, com a colaboração de profissionais de diversas áreas, qualificados e comprometidos com o gerenciamento do processo de ensino- aprendizagem, estimulados a pesquisar, criar e a investir na própria formação. O Licenciado em Informática poderá exercer no mercado de trabalho as seguintes atividades profissionais:

- Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, análise e avaliações que exijam a aplicação de informática aplicada à educação;

- Pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e gerência de projetos nos campos da informática e da educação bem ou outras conexas;

- Exercício de funções e cargos de professor ou gerente de projetos que envolvam a área de Informática aplicada à educação;

- Assessoramento e consultoria em instituições co corporativas ou instituições de ensino públicas ou privadas, cujas atribuições envolvam, principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes a computação aplicada aos processos de ensino-aprendizagem;

- O magistério em conteúdos técnicos do campo da informática aplicada à educação. Este documento tem por objetivo apresentar as propostas de ação pedagógica para o curso de Graduação em Licenciatura em Informática a ser oferecido pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará no Campus Castanhal. Busca-se apresentar um projeto pedagógico de curso que auxilie na melhoria da qualidade de ensino.

OBJETIVO GERAL

Propiciar uma formação interdisciplinar sólida e abrangente de profissionais da educação, com base nas áreas de computação e educação, para atuarem no ensino básico, enfatizando aspectos científicos, técnicos, pedagógicos e sociais, permitindo-os prover o conhecimento científico-tecnológico da computação aplicado a educação. Formar profissionais capazes de usar e projetar tecnologias de informação e comunicação e metodologias de ensino adequadas às necessidades da sociedade, possibilitando que a região norte do país seja inserida no mercado de produção de tecnologias educacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e as vocações institucionais, os cursos de licenciatura em Informática devem prover uma formação profissional que revele as habilidades e competências técnicas e não técnicas. Em relação às competências e habilidades técnicas os discentes devem ser capazes de:

1. Especificar os requisitos pedagógicos na interação humano-computador;

2. Especificar e avaliar softwares e equipamentos para aplicações educacionais e em Educação à Distância;

3. Projetar e desenvolver softwares e hardware educacionais e para Educação à Distância em equipes interdisciplinares;

4. Atuar junto ao corpo docente das Escolas nos níveis da Educação Básica e Técnico e suas modalidades e demais organizações no uso efetivo e adequado das tecnologias da educação;

5. Produzir materiais didáticos com a utilização de recursos computacionais, propiciando inovações nos produtos, processos e metodologias de ensino aprendizagem;

6. Administrar laboratórios de informática para fins educacionais;

7. Atuar como agentes integradores promovendo a acessibilidade digital;

8. Atuar como docente com a visão de avaliação crítica e reflexiva;

9. Propor, coordenar e avaliar, projetos de ensino-aprendizagem assistidos por computador que propiciem a pesquisa. O desenvolvimento de competências é processual e contínuo, a formação técnica inicial é apenas a primeira etapa do desenvolvimento profissional permanente.

Assim, os egressos de cursos de graduação em licenciatura em informática devem desenvolver competências e habilidades que vão além da técnica, que são:

 A) Competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática

 Reconhecer o diálogo, a participação, a pluralidade de vozes nos diversos contextos educativos, como elemento fundamental nos processos democráticos e para o exercício da cidadania; além de articular seus conhecimentos com os problemas sociais, políticos, econômicos e culturais da sociedade;

 B) Competências referentes à compreensão do papel social da escola

Compreender que tanto a educação como a tecnologia são atos políticos, portanto, comprometidos com a compreensão, intervenção e transformação da realidade social, contribuindo assim, para o processo de participação de todos os atores escolares na organização do trabalho pedagógico enfatizando os princípios da gestão democrática;

 C) Competências referentes ao domínio dos conteúdos a serem socializados, aos seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar.

Aprender a planejar e construir projetos de tecnologias voltadas para educação e metodologias específicas, a partir da aquisição do conhecimento em termos de conceitos, procedimentos e atitudes, tendo em vista a promoção do uso da tecnologia para a aprendizagem criativa, autônoma, colaborativa e integrada a problemas de outros domínios de conhecimento, e também favoreça a comunicação e expressão, como princípios indissociáveis da prática educativa;

 D) Competências referentes ao domínio do conhecimento pedagógico

 Atuar como agente de processos e vivências educativas utilizando as TIC's como uma ferramenta didático–pedagógica, articulando os conteúdos com as didáticas específicas, a partir do princípio de ação-reflexão-ação para o desenvolvimento de competências, na busca de solução de problemas da sociedade humana;

 E) Competências referentes ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica

Dialogar com a sua prática, percebê-la como um espaço para a pesquisa, a reflexão, tendo em vista a problematização das situações vivenciadas, para o seu

aperfeiçoamento profissional;

F) Competências referentes ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional

Aprender a enfrentar os dilemas éticos da profissão de Educador, analisando um conjunto de situações complexas, práticas e problemas profissionais e fortalecendo o trabalho em equipe, assumindo compromisso ético na elaboração de projetos, além de entender a necessidade de formação continuada.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO PELO CURSO

O licenciado em informática é um profissional que incorpora competências, saberes e habilidades de criatividade e inovação, de cooperação e de trabalho em equipe, de gestão e tomada de decisões, de aquisição e produção de conhecimentos, de expressão e comunicação, não sendo somente reprodutor de tecnologias e conhecimentos já estabelecidos. Assim, espera-se que os egressos do curso de licenciatura em Informática, além de atenderem ao perfil geral previsto para os egressos dos cursos de Formação de Professores para a Educação Básica, estabelecido por meio da Resolução CNE/CP n ° 1/2002:

1. Possuam sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Educação visando ao ensino de Ciência da Computação nos níveis da Educação Básica e Técnico e suas modalidades e a formação de usuários da infraestrutura de software dos Computadores, nas organizações;

2. Possuam capacidade de fazer uso da interdisciplinaridade e introduzir conceitos pedagógicos no desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, permitindo uma interação humano-computador inteligente, visando o ensino- aprendizagem assistidos por computador, bem como nas interações de educação à distância;

3. Possuam capacidade de atuar como docente, nos níveis de ensino Fundamental, Médio e profissionalizante, estimulando a investigação científica com visão de avaliação crítica e reflexiva;

4. Sejam capazes de atuar no desenvolvimento de processos de orientação, motivação e estimulação da aprendizagem, com a seleção de plataformas computacionais adequadas às necessidades das organizações;

5. Estejam aptos a especificar, utilizar e avaliar softwares educacionais e desenvolver metodologias específicas para utilização dos mesmos.

6. Estejam aptos a prestar consultoria no âmbito da Informática Educativa; atuar junto ao setor de recursos humanos de grandes empresas no treinamento e qualificação de funcionários e preparar materiais de uso educacional utilizando os recursos da computação e informática. Os princípios que norteiam o Curso de Licenciatura em Informática são definidos através de valores relacionados aos aspectos profissionais e éticos, ajustáveis aos diversos níveis de desenvolvimento do estudante:

- Compromisso com a Educação e com os Educadores: busca-se a formação de professores comprometidos e competentes no seu papel de educadores, além de criativos e versáteis para lidar com situações diferentes, hábeis na gestão do processo ensino-aprendizagem e capazes de trabalhar em equipe, numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar.

- Compromisso com a Ciência: deseja-se a educação para a ciência, possível com a formação de professores habilitados, qualificados e engajados na construção de uma educação que proporcione uma visão lógica e sistêmica do mundo em que vivemos.

- Compromisso com a Humanidade: Buscam-se incessantemente formas de levar o conhecimento e o desenvolvimento científico e tecnológico a todas as camadas da população, para quebrar o círculo de desigualdade social.

- Compromisso com o Desenvolvimento: busca-se a participação em ações concretas para o desenvolvimento científico, social, ambiental e econômico sustentável, através da preparação de cidadãos autônomos e competitivos, voltados para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida.

- Compromisso com a Comunidade: busca-se manter estreitas relações com a comunidade, através da realização de projetos conjuntos e participação em associações profissionais e de classe.

- Excelência Profissional: objetiva-se que todos os atores do curso sejam docentes ou estudantes, norteiem sua atuação pela busca incessante da excelência profissional, pela realização de atividades úteis, relevantes e de alta qualidade técnica.

- Compromisso com a Ética: todas as ações devem considerar os aspectos éticos, sejam estes relacionados ao estrito exercício do magistério, sejam vinculados ao estabelecimento de relações humanas baseadas no respeito ao próximo e a si mesmo.

ACESSAR O PPC e RESOLUÇÃO

- Licenciatura em Informática - PPC 2017

-  Licenciatura em Informática - Resolução 2017

Fim do conteúdo da página