Segue aberto o prazo de inscrições para intercâmbio pelo Programa para Fortalecimento da Função Pública na América Latina

• Publicado: Terça, 18 de Abril de 2023, 11h18
  • Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2023, 11h19

imagem sem descrição.

A Fundação Botín lançou a XIII edição do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina. O programa visa contribuir para o fortalecimento das instituições públicas da América Latina para o desenvolvimento econômico, social, sustentável e sustentado. As inscrições poderão ser submetidas até 11 de maio através de formulário disponível no endereço da fundação.

O programa de 2023 se realizará em 3 etapas: Colômbia, Espanha e Brasil, e cobre todos os custos de participantes (translado, alojamento e acomodação; com exceção de visto e trâmites com passaporte).

A cada ano são selecionados 32 estudantes de graduação com perfil de liderança e vocação pública, de países latino-americanos para participar de cerca de dois meses de um curso intenso: palestras, aulas, visitas institucionais, debates, projetos, treinamento outdoor e formação pessoal.

Esta oportunidade trata-se de um intercâmbio e terá início no dia 16 de outubro na Universidad de los Andes (Bogotá), e finalizará no dia 1 de dezembro na sede da Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro). Os alunos terão experiências formativas e multidisciplinares em Madri, Santander, Santiago de Compostela e Salamanca. Os gastos de matrícula, viagens e estadia dos estudantes selecionados serão assumidos pela Fundação Botín.

A ação é realizada pela Fundação Botín, uma organização espanhola dedicada a promoção do desenvolvimento integral da sociedade, explorando novas formas de detectar o talento criativo e apostando nele para gerar riqueza cultural, social e econômica.

Para participar do processo de seleção é necessário, entre outros requisitos, ser estudante de graduação com nacionalidade de um país latino-americano, possuir bom desempenho acadêmico e domínio do espanhol e inglês, além de um compromisso comprovado com a transformação da esfera pública em seu país, sendo capaz de trabalhar em rede para o bem-estar da região. A inscrição é realizada individualmente, sendo que cada inscrito deve anexar uma carta de apresentação contendo o aval da Universidade (Instituto) de origem, que se encontra em anexo.

Para participar é preciso:

-Possuir nacionalidade de algum país da América Latina;

-Ter registro ativo no IFPA e integralizado mais de 50% do curso até 30 de setembro;

-Ter nascido entre 1 de janeiro de 1999 e 31 de dezembro de 2003;

-Possuir bom desempenho acadêmico e domínio da língua inglesa;

-Possuir aval do IFPA por meio de carta de apresentação;

-Preencher o formulário de inscrição e submeter a documentação solicitada pelo link.

O processo de inscrição é realizado integralmente pelo estudante.

A seleção é totalmente on-line. Confira a documentação a ser enviada por e-mail:

-Carta de aval do IFPA (deve ser solicitada pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (modelo de declaração);

-Declaração do candidato sobre a veracidade das informações apresentadas (modelo de declaração);

-Cópia do passaporte;

-Fotografia;

-Vídeo de até 1 minuto respondendo às questões solicitadas pela organização (pautas para o vídeo);

-Comprovante de proficiência em inglês ou espanhol (não obrigatório, mas recomendado).

Cronograma do intercâmbio:

Início: 16 de outubro, Universidad de los Andes, Bogotá.

Etapa Santander: 20 al 25 de outubro

1ª etapa Madrid: 26 de outubro a 5 de novembro

Caminho de Santiago: 6 al 8 de novembro

Etapa Salamanca: 9 al 11 de novembro

2ª etapa Madrid: 12 al 24 de novembro

Início etapa Brasil: 25 de novembro

Conclusão no Rio de Janeiro: 1 de dezembro de 2023.

Todas as informações sobre o programa estão disponíveis no site da Fundación Botín.

Mais informações em:  www.fundacionbotin.org e    https://fundacionbotin.org/programas/fortalecimiento-funcion-publica-america-latina/programa/convocatoriaxiii/

ATENÇÃO: A Assessoria de Comunicação do IFPA realiza a divulgação de oportunidades externas, não estando habilitada a fornecer informações adicionais sobre os processos seletivos. Tampouco possui responsabilidade sobre a condução e os resultados dos certames. As eventuais dúvidas devem ser realizadas diretamente com a instituição organizadora do programa.