Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA – Campus Castanhal realiza ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher

  • Publicado: Sábado, 10 de Março de 2018, 17h33
  • Acessos: 244

O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de março. Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

Em alusão a esta data o SAME (serviço de atendimento médico e de enfermagem) do campus de Castanhal do Ifpa, realizou ações especiais para as mulheres (servidoras e alunas) dentro do campus no último dia 8 de março de 2018. A programação incluiu uma sessão de limpeza de pele para as servidoras do campus no espaço do SAME, valorizando o bem-estar das nossas servidoras. Também houve aplicação da vacina contra o vírus HPV (apenas a segunda dose para aqueles que comprovaram que já tomaram a primeira dose) também no espaço do SAME. A importância desta vacina está relacionada ao combate ao câncer de colo uterino, pois este vírus é um dos seus causadores.

O papilomavírus humano, mais conhecido pela sigla HPV, é capaz de infectar células epiteliais, causando lesões na pele ou mucosas. A infecção é altamente prevalente, sendo detectada em aproximadamente 10 a 20% da população sexualmente ativa, entre 15 e 49 anos de idade. A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. Porém, a via sexual ainda é a principal forma de contágio.  O câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira. Sabe-se que existem 13 tipos de HPV oncogênicos, com um maior risco ou chance de provocar infecções e lesões precursoras do câncer. Está associado à infecção persistente principalmente  pelos subtipos HPV-16 e  HPV-18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais (OMS, 2010).

Coordenação do Some

FOTOS...

registrado em:
Fim do conteúdo da página