Aluna do campus Castanhal é única aprovada do Pará no Programa Jovens Embaixadores 2022

• Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2022, 20h11
  • Última atualização em Sexta, 20 de Mai de 2022, 10h33

O Programa Jovens Embaixadores é um intercâmbio nos Estados Unidos “para estudantes do ensino médio da rede pública com excelente desempenho escolar, fluência em inglês e engajamento em iniciativas de impacto social”.

De um total de 50 alunos de todo país aprovados no programa Jovens Embaixadores 2022 a única representante do estado do Pará é a aluna do curso de informática modalidade integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Castanhal, Paula Thaís Alves Farias aprovada com o projeto Pão de Cast: podcast para divulgar informações sobre ensino, pesquisa e extensão, aproximando a comunidade acadêmica interna da produção científica realizada pelo IFPA e demais parceiros institucionais.

Como você descobriu e o que te fez participar da seletiva?

O Programa Jovens Embaixadores programa conheci há uns dois anos, mas ainda não tinha os requisitos básicos para participar na época. Porém durante o início desse ano, o coordenador do meu estágio o jornalista do campus Castanhal, Bruno Figueiredo, mandou para mim e meus amigos de estágio o link de inscrição dos Jovens Embaixadores e falou para quem tivesse interesse, que se inscrevesse e tentasse a oportunidade. Ele sempre nos incentivou a continuar tentando mais e mais até o final, o apoio dele foi essencial para mim, o Bruno é um grande amigo e serei eternamente grata a ele por todas as orientações e por ter acreditado em mim.

Durante todo o processo de aplicação, meus pais me apoiaram muito e sempre estiveram do meu lado, torcendo e comemorando a cada etapa da seleção. Minha mãe, Elenisi Alves, me ajudou muito com o lado emocional de tudo isso, sempre fazendo com que eu me mantivesse calma e concentração, com fé que daria tudo certo. O meu pai, João Paulo, mesmo não entendendo muito bem, me incentivava também a perseverar.

O principal motivo que me fez participar dos Jovens Embaixadores foi esse sonho que está presente no meu coração, de viajar para fora do país e sendo algo voltado para empreendedorismo, que é uma área na qual eu tenho bastante interesse, foi uma oportunidade simplesmente perfeita para mim.

O que representa para você aprovação no Programa Jovens Embaixadores?

Ser uma entre os 50 jovens selecionados em todo o Brasil é uma grande honra para mim. Saber que eu vou representar não somente o Instituto Federal do Pará, mas também o meu estado inteiro fora do país, é muito gratificante. Essa aprovação é muito especial e sempre guardarei esse momento na memória, pois desde os meus 12 anos eu sonho em conhecer os EUA e estudar lá, venho me preparando há alguns anos para isso. Quando fiz minha inscrição no programa eu realmente não achei que chegaria até aqui. Para falar a verdade, eu ainda não tenho noção do quanto isso é grandioso, e na experiência na qual eu vou viver durante o programa Jovens Embaixadores poderei dimensionar esse momento especial em minha vida.