Eventos

IX Seminário Internacional em Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária

• Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2016, 11h38

O Seminário foi um verdadeiro Sucesso.  Nos três dias tivemos a participação de mais de 400 pessoas, conseguindo abarcar profissionais e estudantes de norte a sul.

O Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária é um evento no âmbito da cooperação internacional entre Brasil, Espanha e França, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Universidade Federal do Pará, Universidade de Alicante e Université du Maine para o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreeendimentos Agroalimentares do IFPA. Trata-se de ações de intercâmbio visando o fortalecimento de dinâmicas locais da agricultura familiar com base nas experiências de Desenvolvimento Rural Sustentável, Territorialidade e Políticas Públicas; Agroindustrialização; Educação do Campo; Agroecologia e Sistemas de Produção Orgânica; Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária no âmbito internacional, nacional e local.

No dia 24/08/16 pela manhã tivemos o Credenciamento e foi servido o "café da manhã solidário e agroecológico", das 8 às 9h. A solenidade de abertura se deu às 9h com a composição da mesa em que contamos com a participação da Profa. Dra. Ana Paula Palheta Santana - Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do pará - IFPA, Prof. Dr. Reginaldo Pinheiro da Silva - Diretor Geral Substituto do instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Castanhal, Prof. Dr. Luis André Luz Barbas - Diretor Substituto de Pesquisa, Pós Graduação, Inovação e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Castanhal, Profa. Dra. Roberta de Fátima Rodrigues Coelho - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, Prof. Dr. Adebaro Aves dos Reis - Coordenador do Projeto de Cooperação Internacional - IFPA Campus Castanhal, Profa. Dra. Maria José de Souza Barbosa - Coordenadora do Projeto de Cooperação Internacional - Universidade Federal do Pará, Prof. Dr. José Daniel Gómez Lópes - Coordenador do Projeto de Cooperação Internacional - Universidade de Alicante (Espanha) e Director de Grupo Internacional de Pesquisa em Cooperativismo, Desarrollo Rural y Empreendimentos Solidários en la Unión Europea y LatinoAmérica, Prof. Dr. François Laurent - Université du Maine / Laboratório ESO UMR 6590 Espaces et Sociétés (França).

Às 10h foi feita a sessão temática I: Desenvolvimento Rural Sustentável, Territorialidade e Políticas Públicas no contexto da União Europeia e Brasil / Amazônia com os professores Dr. José Daniel Gómez López - Universidade de Alicante (Espanha) e prof. Msc. Ângelo Rodrigues de Carvalho - IFPA Campus Castanhal. Pela tarde a Sessão Temática II: Desenvolvimento, Agricultura e Sustentabilidade no Contexto da França e Brasil / Amazônia com o professor Dr. François Laurent - Université du Maine / Laboratório ESO UMR 6590 Espaces et Sociétés (França), prof. Dr. Julio César Suzuki - Universidade de São Paulo (USP), profa. Dra. Maria Grings Batista - IFPA - Campus Castanhal (Brasil) e com a PhD Tatiana Sá - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

No dia 25/08/16 começamos a manhã com a Sessão Temática III: Agroecologia: ciência, movimento e prática como estratégia de Desenvolvimento Rural Sustentável com os conferencistas prof. Dr. Luis Mauro Santos Silva - Universdiade Federal do Pará / Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (UFPA / NCADR), prof. Dr. Romier da Paixão Sousa - Núcleo de Educação em Agroecologia do IFPA Campus Castanhal. A partir das 10:20 foi aberta a Sessão Temática IV: Sistemas de Produção orgânica e Agroextrativista como estratégia de Desenvolvimento Rural Sustentável, com os conferencistas prof. Dr. Fernando Sarmento Favacho - IFPA Campus Castanhal e profa. Dra. Roberta de Fátima Rodrigues Coelho – IFPA Campus Castanhal.

Ainda no mesmo dia, pela parte da tarde tivemos diversas temáticas de apresentação de trabalhos científicos, tais: Desenvolvimento Rural Sustentável, Territorialidade e Políticas Públicas, Agricultura Familiar e Agroindustrialização, Educação para o Desenvolvimento Rural Sustentável, Agroecologia e Produção Orgânica, Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária. Elas foram apresentadas em forma de comunicação oral e de exposição e apresentação em painel / pôster das 14h00min às 19h00minh.

No dia 26/08/16 o encerramento se deu com a apresentação de mais três sessões temáticas. A primeira, Cooperativismo como estratégia de Desenvolvimento Rural Sustentável com os professores Dr. Samuel Peréz Ortiz – Universidade de Alicante (Espanha), profa. Dra. Maria José de Souza Barbosa – Universidade Federal do Pará (Brasil), prof. Dr. José Sebastião Romano (Brasil) e Cooperativa Agropecuária dos Produtores Familiares Irituienses – D’Irituia. A segunda, Economia Solidária e Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários como estratégia de Desenvolvimento Rural Sustentável pelo professor Dr. Adebaro Alves dos Reis – IFPA Campus Castanhal. A terceira, Educação do Campo, das águas e das florestas para o Desenvolvimento Rural Sustentável, com as presenças marcantes dos professores Dr. Salomão Mufarrej Hage da Universidade Federal do Pará/GEPERUAZ, PROF. Dr. Renilton Cruz da Universidade Federal do Pará, prof. Dr. Antônio Jorge Paraense da Paixão do IFPA Campus Castanhal e o prof. Dr. Cícero Paulo Ferreira do IFPA Campus Castanhal.

Por fim, o encerramento se deu com a apresentação do novo edital e com a diplomação dos alunos da 1ª turma e o lançamento de um dos alunos desta turma.

Por Camila Prado

ASCOM: IFPA-Campus Castanhal