Curso Tecnico em AGROPECUÁRIA

• Publicado: Quarta, 16 de Março de 2016, 14h11

O que é?

O técnico em Agropecuária é o profissional que auxilia os produtores rurais, oferecendo ajuda técnica para o desenvolvimento de sua produção. Planeja as atividades agropecuárias, como cultivo agrícola e manejo de animais de interesse zootécnico. Acompanha o preparo de solo, plantio e tratos culturais, prepara pastagens e qualidade da criação de animais.

O que estuda?

Os alunos do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal do Pará, aprendem suas competências ligadas as áreas da agricultura e pecuária estudando as bases e fundamentação biológicas das espécies vegetais e animais. Fundamentos zootécnicos das espécies: Bovina, bubalina, suína, ovina, caprina, aves, abelhas e organismos aquáticos de interesse econômico. Além disso são estudados também as diversas agriculturas aplicadas à Amazônia sempre respeitando a produção sustentável associando-os aos princípios da agroecologia.

Área de Atuação

- Administra propriedades rurais.

- Atua nas decisões técnicas e operacionais no sentido de aumentar a produtividade e dessa forma melhorar as condições de vida dos produtores rurais e seus colaboradores, bem como manter a sustentabilidade ambiental.

- Identifica as necessidades de mudanças tecnológicas para alavancar a produtividade agropecuária de empresas e ou instituições específicas.

-Faz coleta e análise de amostras, realizando testes de laboratório e outros.

- Auxilia os demais profissionais da área, no estudo das causas que originam os surtos epidêmicos de animais e vegetais.

- Dedica-se ao melhoramento genético das espécies vegetais e animais.

- Seleciona reprodutores e matrizes e procede na inseminação artificial e outros processos biotecnológicos.

- Controla o manejo e a distribuição de alimentos de origem vegetal e animal.

- Orienta e treina os produtores rurais, pecuaristas, equipes de campo e outros a respeito de técnicas de agropecuária.

- Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais.

- Atua em programa de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.